Aos 82 anos, Jane Fonda é presa ao protestar pelo clima, em frente ao congresso dos Estados Unidos

Aos 82 anos, Jane Fonda é presa ao protestar pelo clima, em frente ao congresso americano

“Foi um grande lançamento. O tempo estava perfeito. Todos os palestrantes foram maravilhosos, a cobertura da imprensa foi incrível. Foram colocadas algemas de plástico em cada um de nós e depois fomos levados à delegacia por algumas horas. As algemas de plástico machucam mais do que as de metal e eu descobri que não é fácil para uma pessoa de 82 anos entrar e sair de um carro de polícia sem o uso das mãos”, escreveu a atriz e ativista americana Jane Fonda, de 82 anos, em seu blog.

Junto com outros manifestantes, que protestavam contra a falta de ação do governo americano para combater a crise climática, Jane foi presa na última sexta-feira (11/10), por causa do ato realizado na escadaria em frente ao Capitólio, o prédio do congresso americano, na capital dos Estados Unidos. Todos foram liberados algumas horas depois, após pagar fiança de US$ 50.

Aos 82 anos, Jane Fonda é presa ao protestar pelo clima, em frente ao congresso americano

Jane estava acompanha da neta Vasser

Nas décadas de 70 e 80, a atriz foi uma crítica contundente das guerras em que os americanos estavam envolvidos. Alinhada com os partidos de esquerda, ela viajou até Hanoi para denunciar os bombardeios dos Estados Unidos no Vietnã.

Há cerca de duas semanas, Jane se mudou para Washington D.C. Segundo ela, depois de começar a ler o livro On Fire: The {Burning} Case for a Green New Deal, da economista e também ativista Naomi Klein (que fez parte do protesto), sabia que precisava agir. Que não estava fazendo o suficiente.

“Tudo o que Naomi escreve abala meu mundo e realmente me trouxe a urgência de nossa situação. A jovem estudante sueca Greta Thunberg, que iniciou as greves nas sextas-feiras, em frente ao Parlamento sueco, disse: Esta é uma crise. Devemos agir como se nossa casa estivesse pegando fogo … porque está”, contou Jane em seu blog.

Por isso, a atriz se juntou ao movimento Fire Drill Fridays e promete protestar semanalmente, pelos próximos quatro meses.

Ela afirma que se precisar ser presa novamente, não haverá problema. “Vamos nos envolver em desobediência civil e seremos presos toda sexta-feira”, garante.

“O mais importante agora é acabar com todas as novas permissões de leasing para qualquer desenvolvimento de combustível fóssil em terras e águas públicas. Porque não importa o que façamos, se isso não parar, estamos condenados”, ressalta.

Aos 82 anos, Jane Fonda é presa ao protestar pelo clima, em frente ao congresso americano

Jane Fonda, ao lado da economista e escritora Naomi Klein e
Annie Leonard, presidente do Greenpeace USA

Leia também:
Greta Thunberg está na lista da Time das 15 mulheres que lideram a luta contra as mudanças climáticas
Por que Greta Thunberg incomoda tanta gente?
O mergulho emocionante de uma ambientalista com seu filho na Grande Barreira de Corais

Fotos: divulgação blog Jane Fonda

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.