Wisdom é uma daquelas provas vivas da resiliência e força da natureza. A albatroz da espécie Laysan (Phoebastria immutabilis), que é considerada a mais velha do mundo, pelo que se tem conhecimento, está completando estimados 74 anos. E agora, acaba de surpreender a todos ao colocar um novo ovo – o primeiro depois de quatro anos!
“Essa é uma alegria muito especial. Estamos otimistas de que o ovo será chocado e irá eclodir”, disse o biólogo Jonathan Plissner, supervisor de vida selvagem do Refúgio Nacional Atol de Midway, uma reserva de proteção marinha a noroeste do Havaí, no Oceano Pacífico.
A fêmea foi avistada pela primeira vez em 1956, colocando um ovo, e desde então, passou a ser acompanhada pela equipe do U.S. Fish & Wildlife Service, que colocou um anel de monitoramento em sua pata – a anilha vermelha com o número Z333. Desde então Wisdom se tornou uma espécie de celebridade local, com seu retorno ao atol sendo muito aguardado, ano a ano, pelos biólogos que trabalham ali.
SHE DID IT AGAIN!
Wisdom, the world’s oldest known wild bird, is back with a new partner and just laid yet another egg.
At an approximate age of 74, the queen of seabirds returned to Midway Atoll National Wildlife Refuge last week and began interacting with a male. pic.twitter.com/6qomvs0rKL
— USFWS Pacific (@USFWSPacific) December 3, 2024
Estima-se que ao longo das últimas sete décadas Wisdom tenha colocado entre 50 e 60 ovos e gerado aproximadamente 30 filhotes. E que já tenha voado 5,6 milhões de km – o equivalente a sete voltas ao redor da lua.
Todavia, nos últimos anos, a albatroz sempre teve um companheiro fixo, Akeakamai, com quem gerou filhotes em 2016, 2018 e no começo de 2021. Contudo, nas três últimas temporadas de reprodução, o macho não reapareceu em Midway, e suspeita-se que ele morreu.
Mas como Wisdom sempre surpreende a todos, em maio deste ano, ela foi flagrada em busca de um novo parceiro. Seu novo companheiro recebeu agora uma anilha, para que também possa
Os albatrozes-de-laysan são chamados de mōlī, na língua havaiana. Todos os anos, 600 mil casais de aves chegam às duas ilhas do Atol de Midway para se reproduzir, na maior colônia da espécie do mundo.
————————-
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Dan Rapp