Manette Baillie não se tornou “apenas” a pessoa mais idosa do Reino Unido a fazer um skydiving. A senhora de 102 anos, que pulou de um avião a mais de 2 mil metros de altura, é agora inspiração para milhões de pessoas do mundo inteiro que a viram realizando essa aventura em 25 de agosto. Com seu sorriso largo e um coração maior ainda, ela se propôs ao desafio para arrecadar fundos para três organizações de seu país.
“Por que eu fiz isso? Bem, não foi só por diversão (e foi emocionante!), mas eu queria arrecadar dinheiro para três instituições de caridade que são muito especiais para mim”, revelou ela, que contou ainda, que o tempo todo durante o salto ela manteve os olhos fechados.
A inglesa, que completou mais de um século de vida dias antes do pulo, é uma veterana da Segunda Guerra Mundial. Ela trabalhou no serviço naval feminino no Egito. O principal objetivo do desafio foi chamar a atenção para um financiamento coletivo que ela criou para ajudar a Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que alguém muito querido por ela teve; o East Anglia Air Ambulance, serviço de ambulância aérea que serve comunidades rurais e ainda, o Benhall Ex-Servicemen’s Village Social Club, clube de sua cidade, em Benhall, Suffolk, onde se reúne com ex-combatentes.
Essa não é a primeira aventura de Manette. Há dois anos, quando completou 100 anos, ela dirigiu uma Ferrari, a mais de 200 km/hora, no famoso circuito de corridas de Fórmula 1 de Silverstone. Na época, ela conseguiu arrecadar dinheiro para reformar um prédio público.
Manette diz que tem uma excelente saúde e por isso não pode desperdiçar essa chance de viver com alegria. “Eu só quero que outras pessoas que estão chegando aos 80 e 90 anos não desistam de nada”, diz ela.
Segundo essa inspiradora senhora inglesa, seu segredo para a longevidade é fazer parte de uma comunidade e estar entre pessoas e amigos.
Confira abaixo o momento do grande salto:
*Com informações da BBC Radio 4, Benhall Village Social Club e Good News Network
—————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: reprodução JustGiving