PUBLICIDADE

Ao lado de Bill Gates e Al Gore, brasileiros são palestrantes de evento global TED, em que falarão sobre a diversidade noturna da Amazônia

Ao lado de Bill Gates e Al Gore, dois brasileiros são palestrantes de evento global do TED "A New Era", em que falarão sobre a diversidade noturna da Amazônia

Criadas em 1984, as palestras TED tinham inicialmente como foco tecnologia, entretenimento e design. Sempre curtas, com a duração aproximadamente de 15 minutos, mas com palestrantes muito interessantes e carismáticos, rapidamente se tornaram um sucesso. Em pouco tempo, o escopo dos assuntos foi ampliado e hoje elas abordam os mais variados tópicos, da ciência aos negócios, de feminismo às mudanças climáticas. Em eventos globais ou locais, em mais de 100 idiomas, são disponibilizadas gratuitamente online, sempre com a crença de que ideias e iniciativas têm o poder para mudar comportamentos, vidas e, em última análise, o mundo.

E uma vez por ano o TED realiza um grande evento global. Após um hiato de três anos por causa da pandemia da covid, agora em 2022 ele será retomado presencialmente, entre os próximos dias 10 e 14 de abril, em Vancouver, no Canadá. Com o tema “A New Era” (“Uma Nova Era”, os palestrantes do encontro falarão sobre as “possibilidades extraordinárias com as quais não poderíamos sonhar” e já são uma realidade, seja nas áreas de medicina, inteligência artificial, energias limpas ou na forma como trabalhamos e aprendemos nos dias de hoje.

Entre os quase 70 palestrantes, alguns nomes de renome global, como o empreendedor e filantropo Bill Gates, fundador da Microsoft e co-chair da Bill & Melinda Gates Foundation e Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos, ganhador do prêmio Nobel da Paz e ativista ambiental, estão dois brasileiros: o biólogo, pesquisador e fotógrafo Leo Lanna e o diretor de arte e também fotógrafo Lvcas Fiat.

Leo, na montagem acima ao lado de Al Gore, é fundador e diretor do Mantis, um projeto de pesquisa, conservação e documentação de vida selvagem em florestas tropicais, tendo o louva-a-deus como foco principal (já escrevi duas reportagens sobre o trabalho deles no Conexão Planeta. Veja mais abaixo, no “Leia também”). O biólogo também é um “National Geographic Explorer”, título dado pela publicação americana a Jovens líderes que estão inspirando mudanças globais.

Na equipe do Mantis, Lvcas, que aparece na imagem ao lado de Bill Gates, usa sua experiência prévia com design e marketing para projetos de divulgação científica e de conservação.

Juntos, Leo e Lvcas farão uma palestra conjunta e levarão ao TED2022 mais sobre a diversidade noturna da Amazônia.

Conversei com Leo por mensagem e ele me contou mais sobre o evento:

Como aconteceu o convite para participar do TED2022?
No ano passado o TED abriu uma chamada para selecionar participantes, o “TED Idea Search: Latin America”. Nós nos inscrevemos, passamos para a fase seguinte, fizemos a entrevista junto a outros dez selecionados e em outubro soubemos que fomos selecionados para dar um TED Talk. Aí em dezembro recebemos o convite de fazer o nosso TED (que seria online) na conferência mundial deles, que será agora em abril. Gostaram muito do nosso trabalho e queriam a gente ao vivo”.

Qual será o tema da palestra de vocês?
Nosso tema é a Amazônia à noite, o universo desconhecido e magnífico dos louva-a-deus e a biodiversidade gigantesca que transita na floresta quando o sol se põe. E aí passamos por diversas questões, desde as habilidades e comportamentos incríveis dos louva-a-deus ao desmatamento, dificuldades de pesquisa e o quanto ainda temos muito a descobrir nesse bioma.

Como vocês estão se sentindo em participar de um evento desse porte?
É uma felicidade e honra imensa, uma grande valorização da forma como trabalhamos a ciência – contemporânea, multidisciplinar, com um olhar artístico e humano, conectando as pessoas às nossas florestas. Além disso, sentimos que é uma oportunidade para a ciência e conservação brasileira, só estamos lá por conta do apoio de tantos parceiros que queremos levar conosco, seja criando redes de contato, seja trazendo apoio, sempre em busca de expandir a pesquisa, o conhecimento e valorização da biodiversidade e da nossas floresta.

Qual é a expectativa em poder conhecer os demais palestrantes?
São pessoas incríveis que estão lá, acho que teremos a felicidade de conhecer muitas, conversar sobre diversos temas e temos certeza que todos vão ser capazes de se conectar à Amazônia e à biodiversidade a partir de nós. Uma das pessoas que admiramos é a atriz Bryce Dallas Howard porque ela fez um papel importante na “Jurassic World”, que é justamente uma série que gostamos e tem toda uma relação com ciência e cientistas.

Leia também:
Brasileiros fazem registro, inédito no mundo, de louva-a-deus se alimentando de látex do mamão
Descoberta nova espécie de louva-a-deus em região de Mata Atlântica do Rio de Janeiro

Foto: montagem divulgação TED2022

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE