Ao confundir plástico com água-viva, tartarugas encontram a morte


Ao confundir plástico por água-viva, tartarugas encontram a morte

No domingo passado (12/08), uma imensa tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), pesando 200 kg e medindo 1,8 m, foi encontrada morta, com o corpo já em decomposição, em uma praia na costa da Cornuália, na Inglaterra.

Pesquisadores da Universidade de Exeter fizeram uma autópsia no animal e descobriram plástico em seu intestino.

Assim como outras tartarugas marinhas em extinção, a espécie se alimenta basicamente de águas-vivas. Em um planeta em que os oceanos contêm 300 milhões de toneladas de plástico, ou mais precisamente, 5 trilhões de pequenas partículas plásticas boiando pela água, fica óbvio como estes animais confundem plástico por água-viva.

Tartaruga-de-couro encontrada morta em praia da Inglaterra

Segundo a equipe de veterinários ingleses, praticamente todas as tartarugas que passaram por uma necrópsia tinham plástico em seus estômagos. Eles estimam que milhares delas morram por esta razão todos os anos. E não são só elas. Até cetáceos gigantes, como baleias, são sufocados pelo lixo que jogamos nos oceanos (leia esta outra reportagem sobre cachalote encontrada com 29 kg de plástico no estômago).


Plástico do intestino da tartaruga

Todavia, o plástico não foi o único vilão no caso da tartaruga-de-couro achada na Cornuália. A causa da morte, de acordo com os cientistas, foi – provavelmente – uma hélice de um barco. O animal apresentava vários ferimentos, que confirmam a hipótese.

Neste caso, a realidade se faz ainda mais chocante. Não bastasse enfrentar o pesadelo da poluição plástica, animais marinhos de grande porte, como baleais e tartarugas, esbarram e são atropelados por embarcações. Pesquisas apontam que 80% das baleias do Atlântico Norte, espécies criticamente ameaçadas de extinção, já foram feridas por barcos e navios ou ficaram presas em redes de pesca.

Definitivamente, o mar não está pra peixes… nem para tartarugas, baleias, golfinhos…

Tartaruga tinha feridas compatíveis com hélice de barco 

*Com informações do jornal The Guardian e da University of Exeter

Leia também:
Sacola plástica é encontrada no abismo mais profundo dos oceanos
Mancha de lixo do Pacífico é 16 vezes maior do que se supunha
Fibras plásticas estão presentes na água que o mundo inteiro bebe, inclusive, o Brasil
Principais marcas de água em garrafa do mundo estão contaminadas com microplástico, denuncia novo estudo
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Estados Unidos proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Foto: Creative Commons

3 comentários em “Ao confundir plástico com água-viva, tartarugas encontram a morte

  • 16 de agosto de 2018 em 12:58 PM
    Permalink

    Então, galera científica, o que vocês estão fazendo para evitar isso? Nós, consumidores, estamos tentando enxugar gelo, substituindo sacolas plásticas do Mercado por sacolas de pano, mas o plástico embrulha tudo, até pensamento e tudo o que se compra, seja pente, alfinete ou prego, vem embalado no famigerado invólucro exterminador da fauna marinha, aérea e terrestre e tudo indica que não vai ser moleza recolher as ilhas de lixo atirado nos mares, chorando pelo leite derramado e tentando motivar meia dúzia de humanos a ser ecologicamente correta, enquanto multidões continuam surdas e cegas, atirando no próprio pé e nos pezinhos de filhos e netos que vão ter que engolir este angu de caroço que cozinhamos muito mal e porcamente para eles, além de terem que descascar um abacaxi por dia se quiserem sobreviver e respirar, carregando essa batata quente que nós deletamos para o futuro deles por falta de competência, jogo de cintura e habilidade mas, principalmente, pela psicopatia do consumismo exagerado e do descarte inconsequente que agora estão batendo à porta para cobrar as contas. Haja Deus.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2018 em 8:37 AM
    Permalink

    ISSO mesmo, Sandra! No entanto, a Juliana é “só” jornalista e não acho que tenha como fazer algo mais direto. Gosto muito do Conexão Planeta, mas denunciar, trazer o conhecimento às pessoas é só o começo.
    Se as tartarugas todas morrerem, que falta fará para o ser humano?
    Enquanto a religação com a natureza não acontecer, percebendo a natureza como sendo parte de um todo que nos incluiu, é possível gerar cuidado nas pessoas?

    Resposta
    • 26 de agosto de 2019 em 3:24 PM
      Permalink

      Sou a Mariana e tenho 13 anos.Primeiramente quero dizer que entendo o desespero de todos e talvez para alguns as tartarugas não fassam diferença nenhuma no mundo, mas temos que lembrar que elas são seres vivos como nos e mereçem ser felizes assim como todos nos.Nem todos temos a noção do que está a acontecer é grave mas em vez de ficarmos a reclamar e ficar de braços cruzados podemos fazer a diferença, pareçe que não é muito mas já ajuda bastante.Enquanto ficamos quietos no nosso canto a ver as notícias e as disgraças que vão acontecendo, porque não insentivar outras pessoas.Muita gente pode sofrer no futuro por causa disso poriço não podemos ficar aqui a espera que alguem se mexa , temos que ajudar antes que seija tarde de maias.Tem muita coisa ainda pra fazer poriço toca reciclar e muito mais…..porque o mumdo não de vai mexer sozinho ele precisa de nos e essa é a nossa função aqui na Terra PROTEGELA enquanto ela nos protege a nos.Ela recebeinos de braços abertos para morarmos nela e em troca temos que a ajudar AGORA…

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.