Animação de poema infantil sobre um novo olhar para a natureza pós-pandemia ganha a narração de Jane Goodall

Vídeo de poema infantil sobre um novo olhar para a natureza pós-pandemia ganha a narração de Jane Goodall

Crise climática, extinção de espécies, desmatamento. E agora, a pandemia de COVID-19. Como falar desses assuntos tão difíceis com as crianças, se até mesmo, nós, os adultos, não sabemos exatamente como compreendê-los ou o que fazer para resolvê-los? Durante muito tempo, o economista, ambientalista e escritor britânico, Tom Rivett-Carnac, também ficou reticente em compartilhar sua ideias sobre esses temas com as crianças.

Mas com o isolamento e o distanciamento social impostos pela pandemia, Tom, com dois filhos pequenos, Zoë e Arthur, mudou de ideia e resolveu escrever um livro infantil, em forma de poema, em que aborda o assunto.

“Neste momento de imensa incerteza, temos a oportunidade de conversar com nossos filhos sobre como sair da pandemia de uma maneira melhor e pintar um futuro que não está atolado em inundações, incêndios e pandemias, como será inevitável se falhamos em enfrentar a crise climática”, acredita.

“Como pai, sei como pode ser difícil abordar esses assuntos, que parecem tão abstratos e alarmantes, mas a mensagem fundamental deste poema é de esperança. O futuro não está escrito. O que acontecerá a seguir depende de nós. Nós, que estamos aqui agora, escolhemos como o próximo capítulo da história humana se desenrolará – e devemos escolher bem”.

O livro, com versão apenas em inglês até este momento, ganhou o título de “What Happened When We All Stopped”, “O Que Aconteceu Quando Nós Todos Paramos”, em tradução livre para o português. A obra pode ser lida ou baixada gratuitamente pela internet.

Através das ilustrações de sua irmã, Bee Rivett-Carnac, Tom descreve, de maneira sensível e delicada, como poderia ser um ressurgir do mundo, após o final da pandemia. Que apesar de toda destruição e impactos que já causamos à natureza e ao planeta, ainda há esperança e chance de mudar essa realidade.

Vídeo de poema infantil sobre um novo olhar para a natureza pós-pandemia ganha a narração de Jane Goodall

Para tornar esse poema lindo, ainda mais especial, a equipe do braço educacional para jovens da plataforma global de palestras, TED, transformou a história em uma animação, que ganhou a narração da primatóloga, antropóloga e Embaixadora das Nações Unidas pela Paz, Jane Goodall, considerada a maior especialista internacional em chimpanzês e uma das mais importantes e respeitadas vozes quando o assunto é preservação ambiental.

“Muitas vezes me peguei pensando como a criatura mais inteligente que já andou pela Terra esteja destruindo seu único lar. Essa história maravilhosa ajuda pais e filhos a superar a desconexão entre nossos cérebros inteligentes e nossos corações amorosos e compassivos”, disse Jane.

“Precisamos encontrar uma maneira de viver em harmonia com a natureza, para que ambos prosperem. Espero que este livro de histórias inspire pessoas de todas as idades a desempenhar seu papel na cura dos danos que infligimos, para que juntos possamos criar um novo futuro”, completou.

Abaixo a animação de “What Happened When We All Stopped”:

Depois de se formar em Economia Ambiental na Universidade de Bath, na Inglaterra, Tom Rivett-Carnac viveu dois anos como um monge budista. Nas últimas duas décadas tem trabalhado pela causa climática. Foi um dos responsáveis pela costura do Acordo de Paris, em 2015, quando ocupou um cargo de conselheiro na Convenção do Clima na ONU. É co-autor, junto com Christiana Figueres, do livro The Future We Choose: Surviving the Climate Crisis.

Ao lado da colega também fundou a organização Global Optimism.

Leia também:
“A pandemia é o resultado de nosso absoluto desrespeito ao meio ambiente e aos animais”, diz Jane Goodall

Ilustrações: Bee Rivett-Carnac

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.