PUBLICIDADE

Amizade entre um fazendeiro e um grou comove indianos, que pedem pela sua liberdade

Amizade entre um fazendeiro e um grou comove indianos, que pedem pela sua liberdade

Há cerca de um ano, o fazendeiro Mohammad Arif encontrou um grou, que parece uma garça, ferido no vilarejo em que mora, em Mandhka, no distrito de Uttar Pradesh, no norte da Índia. A ave estava com uma pata quebrada.

Arif decidiu então levá-lo para sua casa e tratá-lo. Depois de mais de um mês, o animal conseguiu se recuperar, mas a partir daí, não saiu mais do lado de Arif. O fazendeiro tentou soltá-lo na mata, todavia, a cada noite ele retornava.

A inusitada amizade entre o indiano e o grou viralizou nas redes sociais. Mais de 300 mil pessoas seguem o perfil do fazendeiro no Instagram, onde ele divulgou vários vídeos interagindo com a ave, inclusive, alguns em que ela voa atrás dele quando dirige sua moto.

Entretanto, após o indiano e seu amigo grou ficarem famosos e aparecerem em diversas reportagens em jornais, programas de televisão e nas redes sociais, em março autoridades da área ambiental foram até sua casa e apreenderam a ave. Além disso, acusaram seu cuidador de infringir a Lei de Proteção à Vida Selvagem da Índia.

O grou foi levada para um zoológico, onde foi enclausurado numa gaiola.

A imagem do pássaro preso causou revolta na Índia. Ainda mais porque Arif decidiu visitá-lo e quando ele ouviu sua voz começou a pular desesperadamente, pois reconheceu seu amigo.

A história provocou tamanha comoção no país que foi criada uma petição online pedindo que o grou seja libertado e possa voltar a viver próximo do fazendeiro. Já são mais de 15 mil assinaturas até este momento.

“O grou não cometeu nenhum crime. Ser amigo de seres humanos é crime? Por que o pássaro está sendo punido sem motivo? Ele perdeu sua liberdade e está claramente angustiado e infeliz na gaiola”, diz a petição.

Amizade entre um fazendeiro e um grou comove indianos, que pedem pela sua liberdade

Arif e a ave, antes dela ser apreendida
(Foto: reprodução Instagram)

O grou em questão pertence à espécie Grus antigone, considerada a ave voadora mais alta que existe no mundo, com uma altura de 1,8 m. Ele pode ter uma envergadura de 2,5 m (saiba mais sobre a espécie neste site em inglês).

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Mo Arif (@arif__gurjar)

*Com informações dos sites Deutsche Welle, Independent e Hindustan Times

Foto de abertura: reprodução vídeo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE