PUBLICIDADE

Amazônia e Cerrado têm queda no desmatamento em janeiro

Amazônia e Cerrado têm queda no desmatamento em janeiro

Boa notícia para esse começo de ano na área ambiental. Tanto a Amazônia como o Cerrado apresentaram queda nos alertas de desmatamento em janeiro de 2024. Segundo números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve uma redução de 29% na destruição da Floresta Amazônia no mês passado, em comparação a dezembro de 2023.

A Amazônia já vem num ritmo positivo de diminuição no desmatamento nos últimos meses – a queda chegou a 50% em 2023 -, todavia, a situação mais preocupante atualmente é com o Cerrado, que apresentou uma alta de 43% no ano passado.

Felizmente, dados do sistema Deter-B do Inpe, apontam que em janeiro a devastação no bioma foi levemente contida, e teve redução de 33% em relação ao mês anterior. Foi registrado 295,9 km² de desmate no primeiro mês de 2024 e 440,5 km² em dezembro.

Apesar dos números representarem um certo alívio, eles foram anunciados justamente quando um estudo internacional ganhou a capa da renomada revista científica Nature. No alerta, pesquisadores ressaltam que se não forem tomadas medidas urgentes, o ano de 2050 pode marcar o início de um colapso na Floresta Amazônica (leia mais aqui).

A análise dos cientistas destaca que o aumento das temperaturas, das secas extremas e do desmatamento na Amazônia, assim como os incêndios e queimadas, são todos fatores de estresse para a floresta. Por tudo isso, eles destacam o senso de urgência para conter a destruição e começar a sua restauração ecológica.

*Com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama)

Leia também:
Desmatamento em Terras Indígenas e Unidades de Conservação da Amazônia tem maior queda em 9 anos
Seca histórica na Amazônia foi agravada pela crise climática, confirma estudo
Inteligência artificial pode ser usada para monitorar queimadas na Amazônia

Foto de abertura: Alberto César Araújo/Amazônia Real/Fotos Públicas

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE