Além das barras: histórias de mulheres inspiram projeto para ajudar Centro de Câncer de Mama do HC, em Curitiba

campanha além das barras ajuda arrecadar doações para o setor de câncer de mama do HC de Curitiba

“Eu sempre amei correr. Mas nunca imaginei que correria contra o tempo para salvar minha própria vida. Minha última corrida foi de 21 km, uma meia maratona. E aí o câncer me passou. Levou minha agilidade, minhas oportunidades, meu condicionamento. Mas não levou minha força para lutar. Encarei tudo como uma maratona. Corri na frente, passei meu adversário e hoje sempre lembro: é preciso chegar até o fim. É preciso estar em pé”.

O relato acima é de Nilda, no canto direito da foto acima, uma das muitas mulheres que já teve que lutar contra o câncer. Ela é uma das personagens da campanha Além das Barras, lançada pelo Centro de Diagnóstico de Câncer de Mama do Hospital de Clínicas, em Curitiba.

Assim como outros hospitais públicos brasileiros, atualmente o HC paranaense vive uma situação dificílima. Faltam agulhas de biópsia, medicamentos e até, materiais básicos, o que faz com que centenas de mulheres percam a chance de um diagnóstico precoce e, muitas vezes, de serem curadas. Cirurgias são canceladas por falta de material. Um cenário alarmante e desolador.

É por isso, mais do que nunca, que o Hospital das Clínicas depende de doações. Geralmente, elas são feitas através de boletos. Aqueles, com códigos de barras. Mas segundo a idealizadora da campanha, a médica radiologista Maria Helena Louveira, “Boletos não falam, não contam histórias. Eles não aproximam quem doa de quem recebe a ajuda”.

Foi daí que nasceu a ideia para o projeto Além das Barras, que transformou os boletos de doação do HC em relatos de quem venceu o câncer de mama. “São dez mulheres. Dez histórias. Dez vidas que foram salvas, em um ensaio fotográfico carregado de verdade e inspiração”, diz a campanha.

Na página da campanha, ao lado de cada foto e do breve relato de cada personagem, é possível fazer o download de um boleto bancário para ajudar o setor de câncer de mama do HC de Curitiba. As doações variam entre R$10 a R$365.

Toda a campanha foi feita por voluntários, publicitários da agência Red Hook, responsáveis pelo desenvolvimento do material e ensaio fotográfico com as personagens.

Até a próxima segunda-feira, 30/10, as fotos da campanha Além das Barras estarão em exposição no vão do Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense.

Além da coragem e beleza destas mulheres, que emprestaram seus corpos para a iniciativa, é emocionante ler um pouco de suas histórias.

Abaixo seguem mais duas delas:

Meu nome é Juliana e eu sou mãe

Ao mesmo tempo em que recebi a melhor notícia da minha vida, recebi a pior: descobri o câncer junto com a gravidez. Foi então que entendi: a luta seria longa, mas aquelas 40 semanas seriam as mais importantes. Abri mão do tratamento para ver minha filha nascer. Abri mão da cirurgia para poder amamentar. Mas tudo valeu a pena. Foram 40 semanas em que aprendi a lutar. Não só pela minha própria vida, mas por uma vida ainda mais importante.

 Meu nome é Fernanda e eu danço

Mãe, tias e avó prenunciaram o câncer entre as mulheres da família. Esse histórico recomendava acompanhamento médico e exames com maior frequência. Em 2010, o diagnóstico. Após extração das mamas, a limitação do movimento do braço direito me distanciava do retorno ao Balé. Complicações ainda me fizeram voltar duas vezes ao centro cirúrgico. Renasci em cada qual.Depois das sessões de fisio, o tratamento oncológico. Fim da terapia, e o recomeço na dança. Fiz meu coque – com curtos fios – e subi no palco. A cortina se abriu, e foram 60 minutos tomados pela comoção. Eu vivia novamente.

Como não ajudar mais mulheres a vencerem a doença? Faça já a sua doação aqui, na página da campanha Além das Barras. 

Fotos: divulgação

2 comentários em “Além das barras: histórias de mulheres inspiram projeto para ajudar Centro de Câncer de Mama do HC, em Curitiba

  • 25 de outubro de 2017 em 7:46 PM
    Permalink

    Obrigada por divulgar a campanha, Além das Barras, Suzana e todos do Conexão Planeta! Precisamos nos unir, precisamos doar, precisamos fazer aquilo que os governos aqui no Brasil não estando fazendo… para queridas sejam salvas, para que outras histórias possam ser contadas, para que histórias não sejam interrompidas pelo câncer, pela falta de estrutura e condições de tratamento. Mais uma vez, obrigada!

    Resposta
  • 26 de outubro de 2017 em 10:12 PM
    Permalink

    Obrigada por divulgar esse projeto em que fui lisonjeada a participar e poder ajudar tantas outras mulheres.
    O Além das Barras é um sonho que se concretizou.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.