PUBLICIDADE

Ailton Krenak é homenageado pela França por sua luta em defesa dos povos originários

Ailton Krenak é homenageado pela França por sua luta em defesa dos povos originários

O líder indígena, autor, filósofo, ativista socioambiental e defensor dos direitos dos povos originários – imortal das academias mineira e brasileira de Letras – Ailton Krenak recebeu a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte. A cerimônia aconteceu na Embaixada da França, em Brasília, ontem (13) à noite.

“Você não é apenas um grande representante indígena, você também é um intelectual do qual admiramos muito as obras artísticas e literárias”, declarou o embaixador Emmanuel Lenain ao entregar-lhe a condecoração, que é a mais alta honraria francesa.

Segundo ele, a homenagem é um reconhecimento do governo francês pela atuação de Krenak em defesa dos povos indígenas, reforçando o compromisso do país com seus direitos e o meio ambiente, tema prioritário da cooperação entre França e Brasil

PUBLICIDADE

Vale lembrar que, no primeiro dia de sua visita ao Brasil este ano, em março, o presidente Emmanuel Macron entregou a mesma condecoração ao cacique Raoni, em cerimônia na presença do presidente Lula, na Ilha do Combu, no Pará, como contamos aqui.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

“Dançar, em vez de sapatear no planeta”

Em seu pronunciamento, Ailton Krenak fez referência ao lema da bandeira da França – Liberdade, Igualdade e Fraternidade -, mas como um chamado para que olhemos para as diferenças e para a diversidade de vidas no planeta Terra. 

Disse também que, em vez de caminhadas e marchas humanas, devemos participar de uma dança cósmica, que agrega ciência, conhecimento e cultura. “Precisamos pelo menos ser capazes de dançar, em vez de sapatear no planeta”.

Ailton Krenak é homenageado pela França por sua luta em defesa dos povos originários
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

E finalizou: “Ter o reconhecimento da república francesa à contribuição da minha presença, da minha obra, minha fala, minha escrita e da minha presença cidadã expressa é uma alegria muito grande. Meu coração fica profundamente tocado”, celebrou Krenak.

O líder usou túnica desenhada pelo estilista indígena Maurício Duarte especialmente para ele e a ocasião. “Que orgulho vestir Ailton na Embaixada da França, em Brasília, para receber a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra”, escreveu o designer no Instagram.

A seguir, assista à entrega da medalha e também à confecção da peça exclusiva, com direito à moulage (técnica de modelagem feita diretamente no corpo do modelo) e à prova da roupa.

________

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Fontes: Embaixada da França, Agência Brasil

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE