PUBLICIDADE

Abertas inscrições para bolsas de mestrado e doutorado na França

Abertas inscrições para bolsas de mestrado e doutorado na França

Com o objetivo de atrair os melhores alunos internacionais para os cursos de mestrado e doutorado em universidades do país e formar futuros líderes nos setores público e privado, o Ministério das Relações Exteriores e Europeias da França promove anualmente a Bolsa de Excelência Eiffel.

Para candidatar-se ao mestrado é preciso ter, no máximo, 30 anos no dia da avaliação do dossiê (12 de março de 2018). Já para o doutorado, o limite de idade é 35 anos. Dependendo do curso desejado, não é preciso ter fluência em francês, já que alguns são ministrados em inglês.

As áreas de estudo contempladas pela bolsa Eiffel são:

– Engenharia para o nível Master; e ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação);

– Economia e gestão;

– Direito;

– Ciências políticas.

Todas as despesas dos estudantes são pagas pelo governo francês, incluindo passagens aéreas, cobertura social (seguro de saúde na França), atividades culturais e uma ajuda mensal de 1.181 euros para estudantes de mestrado e 1.400 para os de doutorado.

Os interessados em participar do processo de seleção devem escrever para as instituições francesas, que indicarão os documentos necessários para a inscrição. Veja a lista completa de cursos e universidade aqui, no site da Campus France, a agência governamental francesa responsável pelo programa.

As candidaturas dos estudantes à Bolsa Eiffel serão apresentadas exclusivamente pelas instituições francesas, que fazem parte do programa. São elas que enviarão o nome dos candidatos ao processo de seleção do Campus France Paris (candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante à entidade serão desconsideradas).

O candidato pode entrar em contato com mais de uma universidade, mas somente uma das instituições deve encaminhar o seu dossiê para a comissão do programa.

As universidades terão até 12 de janeiro de 2018 para encaminhar as candidaturas ao programa de bolsas. Por isso, o quanto antes você encaminhar seu pedido, melhor!

Informações adicionais estão disponíveis no edital da bolsa (em francês) e neste link (em português). Há também uma lista bastante útil de perguntas frequentes sobre a Bolsa Eiffel aqui.

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE