A vida extraordinária nos mares e oceanos pelas lentes dos vencedores do concurso Ocean Art 2021

Faz dez anos que o Guia de Fotografia Subaquática promove o Concurso de Fotografia Subaquática Ocean Art com o intuito de revelar algumas das cenas mais espetaculares do comportamento das criaturas que vivem nos mares e oceanos pelo mundo. O impacto que sua beleza causa nos convida a refletir ainda mais sobre a urgência de lutar por sua conservação.

Este ano, a competição foi ainda mais acirrada porque recebeu inscrições de fotógrafos de 81 países, que participaram com mais de uma imagem cada, classificando-as em 14 categorias, entre elas macro, grande angular, comportamento, retrato, conservação, arte e preto e branco.

A qualidade dos trabalhos dificultou as escolhas dos jurados Tony Wu, Mark Stickland e Marty Snyderman, todos fotógrafos subaquáticos de renome mundial.

Os prêmios totalizaram mais de 35 mil dólares (ou 190.562,16 reais) – que é um dos mais altos do mundo – e foram oferecidos por alguns dos principais resorts de mergulho do mundo, iates de mergulho e fabricantes de equipamentos fotográficos subaquáticos.

O grande vencedor deste ano – Best of Show – é o fotógrafo Luc Rooman (foto abaixo), que flagrou peixes de água doce em uma luta feroz, em Domein Muisbroek, perto de Antuérpia, na Bélgica.

Scott Gietler, editor do guia ficou animado com a imagem: “Para obter esta foto tão emocionante, de cair o queixo, é como se o fotógrafo quase tivesse que ter um relacionamento pessoal com esses dois peixes!”. A gente gostou muito também, mas não o suficiente para ilustrar este post.

Para essa missão, escolhemos a foca de Isla Espiritu Santo, no México, registrada por Damir Zurub, classificada na categoria retrato.

A seguir, veja algumas das imagens vencedoras que selecionamos. Se você quiser conhecer outras, clique aqui.

Foto: Nigel Motyer
Foto: Steven Walsin
Foto: Hannah Le-Leu
Foto: Julian Hsu
Foto: Sarah Vasend
Foto: Andrey Savin
Foto: Jenny Stock
Foto: Eduardo Acevedo
Foto: Matteo Visconti
Foto: Michal Stros
Foto: Salvatore Gambacurta
Foto: Nicolas Remy
Foto: Paolo Bausani
Foto: Enrico Somogyi

Fotos: Divulgação/Ocean Art

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta