‘A Última Floresta’, sobre o povo Yanomami, recebe prêmios de ‘Melhor Filme’ nos festivais de Seul e de Berlim

'A Ultima Floresta', sobre o povo Yanomami, recebe prêmio de 'Melhor Filme' nos festivais de Seul e de Berlim

Desde que foi lançado, em março deste ano, na Berlinale – Festival de Cinema de Berlim, como contei aqui, o filme A Última Floresta, de Luiz Bolognesi – que tem roteiro assinado por ele e o xamã Davi Kopenawa, protagonista da história – tem participado de festivais pelo mundo e recebido boas críticas de especialistas e do público.

Por aqui, já participou de quatro festivais online e gratuitos.

Em abril, foi exibido no É Tudo Verdade! e no rec•tyty, primeira edição do festival de arte indígena contemporânea. No início de junho, sua exibição aconteceu no Festival Imagem dos Povos e na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

'A Ultima Floresta', sobre o povo Yanomami, recebe prêmio de 'Melhor Filme' nos festivais de Seul e de Berlim

Foi também no início deste mês que Bolognesi nos brindou com mais uma ótima notícia: A Última Floresta recebeu o prêmio de Melhor Filme na competição oficial do Seoul Eco Film Festival, na Coréia do Sul! Em suas redes sociais, ele reproduziu as palavras do júri oficial:

A Última Floresta oferece uma potente experiência enquanto cinema que transcende fronteiras, raças e barreiras culturais com oportunas questões ambientais Esperamos que este filme não seja sobre o fim da floresta amazônica. Esperamos que A Última Floresta ajude a transformar o mundo, ampliando a conscientização sobre o meio ambiente”. 

'A Ultima Floresta', sobre o povo Yanomami, recebe prêmio de 'Melhor Filme' nos festivais de Seul e de Berlim

Agora, em 19 e 20 de junho, o filme voltou à Berlinale para participar de duas exibições presenciais, que seguiram os protocolos de segurança contra a covid-19.

Na primeira, Bolognesi esteva presente e, ontem, compartilhou com seus seguidores a conquista de mais uma honraria: o prêmio do público como Melhor Filme da Mostra Panorama do Festival de Berlim.

Que bela trajetória! E que missão bacana a de dar visibilidade a este povo tão especial, que tem sido brutalmente ameaçado por garimpeiros invasores, com mais intensidade a partir de Bolsonaro, situação que só se agravou com a pandemia.

'A Ultima Floresta', sobre o povo Yanomami, recebe prêmios de 'Melhor Filme' nos festivais de Seul e de Berlim

Ainda este ano, quando terminar a maratona de festivais e mostras, o filme de Bolognesi será lançado nos cinemas e em plataformas digitais. Siga suas redes sociais para acompanhar as novidades: Instagram e Facebook e Twitter. E, enquanto isso não acontece, se encante já com o trailer, a seguir:

Leia também:
A última nação indígena, por José Geraldo Couto

Fotos: Divulgação

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta