A tragédia dos Munduruku

A tragédia dos Munduruku

Ao sobrevoar com o Greenpeace a Terra Indígena Munduruku, no oeste do Pará, no último dia 19, o cacique geral do povo Munduruku viu, repleto de tristeza, o rastro de destruição deixado por uma onda de garimpos que se estabeleceu ao longo de um dos principais rios de seu território.

O povo Munduruku é contra a mineração em suas terras e para apoiá-los no combate a esse crime, enviamos uma denúncia à Polícia Federal de Santarém (PA) e ao Ministério Público Federal no fim da semana passada.

Do avião, flagramos enormes crateras abertas em plena área protegida de Floresta Amazônica. Imagens chocantes revelam ganância e sede de destruição: dezenas de retroescavadeiras, acampamentos armados e muitos homens trabalhando. Foi possível avistar até mesmo um avião com pista de pouso dentro dos limites do território indígena, o que mostra não haver preocupação por parte dos criminosos de serem punidos.

A tragédia dos Munduruku

Rastro de destruição deixado pelos garimpos ilegais
na Terra Indígena Munduruku

Vivendo uma tragédia sem precedentes, os Munduruku, que contam hoje com uma população de 13 mil pessoas, tentam resistir aos riscos de contaminação de suas terras, seus rios e seus corpos.

Em uma área que deveria estar completamente preservada, o desmatamento aumentou quase seis vezes em dois anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2017 foram desmatados 2,64 km² de floresta dentro da TI Munduruku; em 2018, foram 4,84 km²; em 2019, 15,46 km².

O garimpo ilegal é o principal responsável pela destruição: entre agosto de 2018 e agosto de 2019, a atividade consumiu nada menos que 10,71 km² de floresta.

O garimpo espalha lama contaminada por dezenas de aldeias, situadas em três dos principais rios da terra indígena. Além da imensidão de floresta derrubada, os rios, fonte de vida para os indígenas, também são vítimas.

No sobrevoo, constatamos que o Rio Kaburuá teve seu leito completamente drenado para o garimpo e está destruído da cabeceira à foz. Ele se tornou um rio morto. Suas cabeceiras também viraram reféns do garimpo criminoso. 

“Os Munduruku sobreviveram a 519 anos de guerras e massacres, mas agora temem pelo futuro, porque a ameaça de hoje não se limita a destruir florestas e rios. Ela desestrutura também a organização social e política desse povo”, alerta Danicley Aguiar, da Campanha de Amazônia do Greenpeace Brasil.

A invasão da Terra Indígena Munduruku é exemplo de um processo devastador que institucionalizou a violência contra os povos indígenas e seus territórios. Em 2018, foram registradas 109 invasões a terras indígenas, um aumento de 13% em relação a 2017. Dados preliminares do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) indicam que em 2019, até setembro, houve 160 casos de invasão.

Essa explosão de violência reflete o discurso anti-indigenista do governo Bolsonaro, que tem uma verdadeira obsessão por abrir as áreas indígenas para mineração. Ao invés de estimular o crime, Bolsonaro deveria atuar no combate ao desmatamento e pela proteção dos povos indígenas, que comprovadamente preservam mais a floresta.

Leia na íntegra o comunicado do povo Munduruku.

Povo Yanomami contaminado por mercúrio de garimpo ilegal

O caso dos Yanomami mostra o quanto a mineração pode impactar os povos indígenas de maneira cruel.

Um estudo recente da Fiocruz constatou que 56% das mulheres e crianças Yanomami da região de Maturacá, no Amazonas, estão contaminadas com mercúrio. O metal é usado para separar o ouro de sedimentos e acaba indo parar nos rios, contaminando o ecossistema ao redor, incluindo peixes que servem de alimento aos indígenas.

De acordo com a Fiocruz, o mercúrio causa sérios problemas à saúde, como alterações no sistema nervoso central, que podem acarretar em perda da visão, doenças no coração e complicações cognitivas e motoras. O estrago pode ser ainda maior em crianças, especialmente na fase intrauterina, quando estão em processo de formação.

 Um outro levantamento, realizado em 2016, já havia indicado que 90% dos Yanomami de Aracaçá, na região de Waikás, em Roraima, estavam contaminados por mercúrio.

Uma reportagem da Agência Pública revela também que mais de 15 mil garimpeiros ilegais se espalham pela Terra Indígena Yanomami atualmente.

*Texto publicado originalmente em 30/09/19 no site do Greenpeace Brasil

Leia também:
“O interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério!”, disse o presidente do Brasil
Indígenas Munduruku expulsam invasores de suas terras durante autodemarcação
Código de Consciência: software gratuito bloqueia veículos em áreas de proteção ambiental, impedindo o desmatamento
Sinal de alerta para os povos da floresta

Fotos: Greenpeace/Rogério Assis (abertura) e Christian Braga (garimpo)

Deixe uma resposta

Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil faz parte da organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, com mais de 30 anos de luta pacífica em defesa do meio ambiente. Atua no Brasil desde 1992 (Eco92) e em 30 países por meio de ativismo e de protestos pelo meio ambiente