PUBLICIDADE

A 190 metros de profundidade, uma floresta intocada na China pode abrigar espécies ainda desconhecidas para a ciência

A 190 metros de profundidade, uma floresta intocada na China pode abrigar espécies ainda desconhecidas para a ciência

Outros “tiankeng”, como os chineses os chamam, já tinham sido descobertos no passado. Esses sumidouros, buracos gigantes encravados no meio de montanhas são formados a partir da depressão do solo cársico*. Por exemplo, com o passar dos séculos e devido à força da erosão provocada pela chuva, se uma caverna ficar grande demais, seu teto pode desmoronar gradualmente, abrindo essas cavidades. Em meados de maio, uma equipe de pesquisadores do Institute of Karst Geology encontrou um novo tiankeng na região de Guangxi, ao sul da China, e em sua base, a 190 metros de profundidade, uma floresta primitiva, intocada, com densa vegetação e espécies que provavelmente ainda devem ser desconhecidas para a ciência.

A exploração do local, que durou seis dias, foi feita por espeleologistas que desceram até o fundo da caverna com equipamentos de rapel através de uma de suas três entradas. Lá encontraram árvores com 40 metros de altura. Ainda segundo o time envolvido na expedição, foram observadas samambaias, bananas silvestres, figos e raros brotos de bambu em formato quadrado.

O novo tiankeng tem 306 metros de comprimento e 150 metros de largura. Como esses ecossistemas são intocados pelo homem, podem abrigar um oásis para a fauna e a flora.

Na região de Guangxi há cerca 30 tiankengs já descobertos. Em mandarin, a palavra significa “buraco celestial”. O maior deles, Xiaozhai, tem 660 metros de profundidade, próximo ao rio Yangtzé, no extremo do município de Chongging.

Outras formações geológicas semelhantes existem no México e em Papua Nova Guiné.

A 190 metros de profundidade, uma floresta intocada na China pode abrigar espécies ainda desconhecidas para a ciência

Imagem aérea mostra um tiankeng, ou sumidouro gigante de carste, no Leye-Fengshan Global Geopark, Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China
(Foto: Xinhua/Zhou Hua)

*Cársico, carso ou karst, também conhecido como relevo cárstico ou cársico, é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, rios subterrâneos e paredões rochosos, dentre outros. O relevo cárstico ocorre predominantemente em terrenos constituídos de rocha calcária, mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e rochas dolomíticas.

*Com informações dos sites Science Alert, Fast Company e Xinhuanet

Leia também:
China anuncia criação de cinco parques nacionais: objetivo é preservar ecossistemas e espécies em risco de extinção
Manada de elefantes que cruzou mais de 500 km na China, atravessando cidades e vilarejos, volta à reserva de proteção
Panda gigante deixa de ser considerado criticamente em risco de extinção na China

Foto de abertura: Wayne W on Unsplash (imagem de um tiankeng)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE