4 livros online e gratuitos contam como aproximar a criança da natureza e manter essa relação saudável

Um dos pedidos mais frequentes de quem acompanha nosso trabalho – educadores, famílias e interessados – é a indicação de livros com dicas para aproximar as crianças da natureza e também que contem sobre iniciativas bem sucedidas que podem ser replicadas ou inspirar.

Já publicamos, aqui no blog, dois textos com indicações de leitura (links no final deste post), mas nunca com esse enfoque, tão direcionado. Aproveitamos para selecionamos apenas publicações online, com download gratuito, que são boas dicas para quem quer saber mais sobre o tema e conhecer quem já faz ações para que a relação entre criança e natureza aconteça.

Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza

Esta publicação do Instituto Alana, lançada em 2018 pelo programa Criança e Natureza, traz importantes contribuições, que provocam boas reflexões, especialmente em instituições educacionais. Questionam o espaço externo, o acesso e a utilização de áreas verdes, a reorganização do espaço.

O livro também traz inspirações para ampliar o território de aprendizagem e aumentar a relação com a comunidade do entorno, e também mostra escolas que já fazem ações importantes para uma feliz e saudável relação entre criança e natureza.

Faça o download do livro

Leia também:
O pátio da escola é parte do mundo da criança

Educando na natureza

Lançado pelo Instituto Ecofuturo, é um registro do programa Meu Ambiente em parceria com municípios do entorno do Parque das Neblinas (localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga/SP). O educativo do parque propõe uma série de ações e reflexões com professores das escolas públicas e incentivam a relação entre criança e natureza acontecer.

O livro traz inspiração teórica, experiências vividas no programa e fala das crianças.

“Para além das fronteiras do Parque e do nosso programa, queremos inspirar e promover a vivência em ambientes naturais. Acreditamos que o contato direto com a natureza é transformador e que os espaços naturais possuem vocação sensibilizadora e, mais do que isso, educadora”, resume o Instituto Ecofuturo.

Faça o download do livro

Casa Redonda: uma experiência em educação

A Casa Redonda é uma escola de educação infantil de Carapicuíba, São Paulo, que tem, como proposta, priorizar a sensibilidade. Há mais de 30 anos, sob o olhar da inspiradora educadora Maria Amélia Pereira, a Peo, muitas crianças crescem num espaço de natureza privilegiada, que valoriza a cultura brasileira e respeita o tempo da infância, a criatividade e a liberdade. O livro foi lançado no seu trigésimo aniversário e conta com imagens encantadoras e 2 DVDs que apresentam as experiências das crianças. A versão para download contém apenas o texto do livro, que por si só, já vale muito!

Faça o download do livro

Atividades em Áreas Naturais 

Este livro é de casa! Escrito pela Rita Mendonça (uma das autoras deste blog) em parceria com o Instituto Ecofuturo, propõe reflexões sobre o nosso contato com a natureza nos mais diferentes ambientes e propõe uma série de brincadeiras para aprofundar essa conexão através de uma aproximação direta e sensível. A autora utilizou o critério da intimidade com a natureza para selecionar as atividades do livro, de modo que tanto as pessoas que se sentem mais distanciadas como aquelas bem experientes encontrarão sugestões de atividades que levam a um aprofundamento da própria experiência. 

Faça o download do livro

Acreditamos que qualquer um destes livros – e, mais ainda, todos – vão inspirar vocês na promoção cada vez maior e mais frequente do contato das crianças com o mundo natural. Depois contem pra nós o que acharam destas indicações e o que aprenderam com cada uma.

Abaixo, um video que Ana Carol, também autora deste blog, gravou pra falar estas indicações. E não deixe de consultar os outros dois posts que escrevemos com indicação de leitura, no final deste post.

Leia também:
A Biblioteca da Floresta e os livros que falam da natureza, para todas as idades
A natureza em dez livros inspiradores

Foto: Ana Carol Thomé

4 comentários em “4 livros online e gratuitos contam como aproximar a criança da natureza e manter essa relação saudável

  • 14 de junho de 2020 em 5:39 PM
    Permalink

    Achei maravilhoso!

    Resposta
  • 16 de junho de 2020 em 10:52 AM
    Permalink

    Grande partilha! leituras encantadoras!

    Resposta
  • 20 de novembro de 2020 em 9:18 AM
    Permalink

    Amei as dicas.
    Gratidão pelo compartilhamento.

    Resposta
  • 18 de novembro de 2021 em 7:10 PM
    Permalink

    Uma pena que o download do livro Casa Redonda está dando erro e não baixa…. Que triste!!!!! Mas consegui os outros dois e estou feliz e já indiquei para as amigas…
    Beijos

    Carol

    Resposta

Deixe uma resposta

Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça

Ana Carolina é pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e trabalha com primeira infância. Rita é bióloga e socióloga, ministra cursos, vivências e palestras para aproximar crianças e adultos da natureza. Quando se conheceram, em 2014, criaram o projeto "Ser Criança é Natural" para desenvolver atividades com o público. Neste blog, mostram como transformar a convivência com os pequenos em momentos inesquecíveis.