20 mil tênis reciclados são usados em revitalização de quadra de basquete e playground em área comunitária

20 mil tênis reciclados são usados em restauração de quadra de basquete e playground em área comunitária

A chamada pegada de carbono da indústria da moda é realmente muito grande. Ela é responsável por 10% das emissões globais dos gases de efeito estufa do planeta, aqueles que provocam o aquecimento global e os extremos climáticos (tempestades, enchentes, secas, incêndios…). Só para se ter uma ideia, são usados 4 mil litros de água para fabricar um par de calças jeans e a maior parte dessa água não é reciclada. Já no caso dos tênis, por exemplo, eles são produzidos com diferentes tipos de material, o que torna a sua reciclagem muito mais complicada. Entretanto, não impossível.

Como parte do seu programa “Move to Zero“, que tem meta uma produção zero carbono e com zero desperdício, a fabricante de artigos esportivos Nike utilizou 20 mil tênis reciclados para fazer a revitalização de uma quadra de basquete e um playground em Nova Belgrado, na Sérvia. Os tênis foram coletados localmente, nas lojas da cidade.

O projeto, que contou com a parceria do escritório de design Accept & Proceed, de Londres, foi realizado na área comunitária conhecida como “Block 70”, onde vários jogadores de basquete famosos no país treinaram no passado.

Para atrair crianças, jovens e adultos do bairro e assim, incentivar a prática de esportes e o convívio social, foram usados além do preto e do branco, a verde limão, uma cor vibrante. A quadra de basquete ganhou o nome “BLOK 70”, impresso em fontes grandes no chão. Também foram remodelados uma área de ginástica ao ar livre, mesas e banco do parque, além de lixeiras.

“Fizemos um exercício interessante que desafiou nosso pensamento sobre os espaços para o esporte: e se reimaginarmos o layout tradicional da quadra? Como podemos criar um espaço divertido e inesperado? Foi fascinante criar os diferentes elementos das letras que podem informar outra função, como um lance livre ou linha de meio campo, e ainda mais emocionante pensar que o design não apenas informará os movimentos dos jogadores, mas influenciará o espírito de comunidade e energia do Bloco 70 ”, disse Nigel Cottier, designer chefe da Accept & Proceed.

O processo de reciclagem empregado pela Nike não é novo. Já é feito em vários lugares. Os tênis são triturados e com eles cria-se um novo material, uma espuma flexível, semelhante à borracha, muito utilizada justamente como piso em áreas esportivas.

As cidades brasileiras também ficariam lindas com quadras assim. Que tal, Nike?!

20 mil tênis reciclados são usados em restauração de quadra de basquete e playground em área comunitária

20 mil tênis reciclados são usados em restauração de quadra de basquete e playground em área comunitária

20 mil tênis reciclados são usados em restauração de quadra de basquete e playground em área comunitária

Leia também:
Reebok anuncia primeiro tênis vegano: feito à base de plantas
Adidas lança tênis 100% reciclável: após ficar velho, é devolvido para a loja e transformado em novo
Este tênis é feito de 17 garrafas plásticas recicladas
Pacto da Moda: 32 empresas se comprometem a proteger o meio ambiente e a lutar pelo clima
Indústria da moda desperdiça um caminhão de tecidos por segundo

Fotos: divulgação Accept & Proceed

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta