1º Ecosol Fest reúne iniciativas e empreendimentos solidários em São Paulo

800px-ed-_matarazzo_vale_do_anhangabau_02

O Vale do Anhangabaú, em São Paulo, vai se transformar em espaço de uma grande festa solidária. Nos dias 16 e 17 de dezembro acontece o 1º Ecosol Fest, que vai reunir empreendimentos e iniciativas solidárias na cidade, revelando as diversas facetas dessa economia no território.

Além de apresentações musicais, o Ecosol Fest terá espaço para exposição e comercialização de itens de artesanato, costura, ecoturismo, além de uma aconchegante praça de alimentação. Todos os produtos são elaborados por empreendimentos de economia solidária.

Uma área de convivência oferecerá oficinas, workshops, palestras e uma exposição sobre a economia solidária como estratégia de desenvolvimento na cidade de São Paulo, que abordará os diversos projetos em funcionamento.

No mesmo espaço será realizada também a 4ª Feira da Agricultura Familiar de São Paulo, na qual cooperativas vão expor e comercializar verduras e hortaliças fresquinhas, direto da horta.

A iniciativa é das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Direitos Humanos e Políticas Para Mulheres, juntamente com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e a União Popular de Mulheres (UPM), e conta com o apoio da Subsecretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

As atividades acontecem nos dias 16 e 17 de dezembro, respectivamente sexta e sábado, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Consumo solidário para as festas do final do ano

Em São Paulo, é possível exercitar o consumo solidário em muitos espaços nesse final de ano. Além do Ecosol Fest, o Mercado Municipal Central abriga uma Feira de Artesanato e Costura com itens feitos por empreendimentos da economia solidária às sextas, sábados e domingos.

No Shopping Center Norte, próximo à rodoviária, há um quiosque com produtos solidários de vários empreendimentos, organizado pela Rede Design Possível.

Na Avenida Paulista, o Parque Mário Covas abriga a última feira do ano da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária no dia 09 de dezembro. E o Parque Severo Gomes, na Granja Julieta, promove também uma feirinha da Rede no dia 04 de dezembro.

Foto: Creative Commons

Deixe uma resposta

Mônica Ribeiro

Jornalista e mestre em Antropologia. Atua nas áreas de meio ambiente, investimento social privado, governos locais, políticas públicas, economia solidária e negócios de impacto, linkando projetos e pessoas na comunicação para potencializar modos mais sustentáveis e diversos de estar no mundo.