PUBLICIDADE

10 reportagens do Conexão Planeta que “bombaram” em 2015

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

Neste primeiro fim de ano do Conexão Planeta, temos muito o que agradecer. Especialmente a você, que nos lê, comenta, compartilha, envia e-mails e divulga o site para seus amigos. É graças a você que pudemos listar as 10 reportagens inspiradoras que mais causaram impacto na nossa página e nas redes sociais. Em nome de toda a equipe, muito obrigada!

Celebre agora com a gente o fim de 2015 e o ano novo relembrando 10 boas histórias que nos inspiram todos os dias a seguir nossa missão: transformar o planeta em um lugar melhor e mais feliz para todos.

1) A incrível insônia do Sabiá-laranjeira

Uma das aves mais populares do País, o Sabiá-laranjeira alterou misteriosamente o horário de seu canto em São Paulo em 2013. Por isso, ganhou um projeto colaborativo muito bacana, Hora do Sabiá, para seu monitoramento e conservação. Diferente de outros estudos científicos, qualquer pessoa pode participar ativamente. Centenas de cidadãos resolveram ajudar – e os resultados foram surpreendentes.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

2) Família só come orgânicos durante duas semanas e resultados surpreendem

O que realmente estamos ingerindo em nossas refeições todos os dias? Uma rede de supermercados resolveu checar o nível de substâncias químicas presentes nos corpos de quem só consome alimentos orgânicos e de quem não os consome. Consegue imaginar quais foram os resultados? Já dou um “spoiler”: foram encontrados pesticidas e vários químicos na urina de quem não come orgânicos.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

3) O risco de dizer “Não pode, é perigoso!”

“Não faça isso! Tenha cuidado! Não corra! Desça daí! Não pegue isso! Venha aqui!”. Já deu algum desses alertas para o seu filho? Para a pesquisadora Maria Isabel Amando de Barros, do Instituto Alana, é importante deixar a criança livre para escutar seu corpo ante um desafio, estimulando habilidades como confiança, autonomia e resiliência. Neste artigo, ela revela qual é a melhor forma de intervenção de pais e educadores. Confira!

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

4) França aprova lei que obriga mercados a doar alimentos que não foram vendidos

A gente vibrou com esta notícia: a partir de janeiro de 2016, supermercados terão de doar comida com prazo perto do vencimento para instituições de caridade e banco de alimentos. Se não obedeceram, serão multados. Sim, você leu certo! O governo francês decidiu dar um basta ao desperdício inaceitável de 7,1 milhões de toneladas de alimentos no País. Que tal uma medida dessas no Brasil?

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

5) Novo filme da série Star Wars coloca em risco santuário de aves ameaçadas

O autor do blog Avoando do Conexão Planeta, Sandro Von Matter, assistiu ao filme “Star Wars: O Despertar da Força” e percebeu que parte das filmagens foi realizada em ilha paradisíaca da Irlanda, área de reprodução de aves em risco de extinção. Qual seria o impacto causado por um time de quase 200 pessoas dos estúdios Disney em um santuário da vida selvagem que, segundo o último censo de aves marinhas, é área de reprodução de mais de 10 mil casais de aves?

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

6) Kablan, um jogo para brincar com a natureza

Criado pelo educador Guilherme Blauth com elementos da natureza, Kablan é um jogo orgânico e cooperativo que desafia a criatividade e o raciocínio e aguça a confiança. Ideal para crianças de todas as idades, é composto por 43 peças de materiais naturais reaproveitados, oriundos do descarte de marcenarias e de poda de agroflorestal. Há um padrão definido para as peças, mas cada jogo é único. Saiba como jogar!

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

7) Do que as crianças precisam?

Em artigo exclusivo para o Conexão Planeta, a pesquisadora Carolina Prestes, do Instituto Alana, diz que crianças precisam experimentar a vida, os saberes populares, as culturais locais. Não podemos bani-las do mundo e da natureza; caso contrário, elas jamais saberão que são parte de um todo, que, em última instância, chama-se humanidade.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

8) Bebedouros para beija-flores: origem, mitos e verdades

Algumas invenções alteraram os rumos da humanidade, outras tornaram tudo mais simples ou até mais divertido. Por trás da criação de um instrumento singelo, a revolução da observação de aves no mundo. Graças aos bebedouros para beija-flores, a prática foi popularizada, abrindo caminho e despertando a curiosidade de muitos apaixonados por aves no mundo.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

9) Brincar livre na natureza é o melhor remédio

Liberdade para correr na natureza, inventar seus próprios brinquedos e ter tempo livre é o “medicamento” ideal para crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presidente norte-americano Barak Obama reconheceu a importância disso e lançou o projeto Every Kid in a Park, que garante entrada gratuita para os pequenos nos parques nacionais dos Estados Unidos.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

10) Youthification: jovens transformam bairros decadentes e zonas industriais

Com menos dinheiro e mais disposição para reformas, jovens transformam bairros decadentes e zonas industriais de grandes cidades. Trata-se de um fenômeno conhecido como youthification, ou rejuvenescimento, que marca o interesse de jovens pelos bairros centrais sem brilho das grandes metrópoles. O autor do blog Urbanidades do Conexão Planeta, Julio Lamas, vive isso na pele e conta sua experiência neste post inspirador.

10 reportagens do Conexão Planeta que "bombaram" em 2015

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE