Quem Somos

MÔNICA NUNES
Jornalista, já escreveu (e editou) sobre moda, saúde, beleza, luxo, dinheiro e sustentabilidade. Durante boa parte de sua carreira, as revistas foram sua paixão (Guia Oficial da Moda, Claudia, Boa Forma, Manequim, Marie Claire, Você S.A, Capricho), mas em 2000 também se descobriu digital com o site feminino Paralela. A partir daí, vieram outros projetos do mundo virtual, entre eles o que a fez se “sentir em casa”: criar o site Planeta Sustentável, bastante premiado e considerado o maior portal sobre sustentabilidade em língua portuguesa, pela United Nations Foundation. Lá, dirigiu o conteúdo por oito anos, tratou de alguns dos temas mais importantes da atualidade e contou boas histórias. Por três anos, integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em outubro de 2015, participou do TEDxSãoPaulo com a palestra As Conexões que Importam. 

MARINA MACIEL
Jornalista que atua na área ambiental desde 2011, quando ingressou no Planeta Sustentável. Desde então, publicou reportagens em grandes veículos de comunicação, como: Superinteressante, Exame.com, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, Info e National Geographic Brasil. Treinada no Projeto Climate Reality por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, Marina tornou-se Líder em Realidade Climática em 2014. Além disso, participou de cursos prestigiados no meio jornalístico, entre eles o Projeto Repórter do Futuro, o Curso Abril de Jornalismo e o curso da ONU e da Reuters sobre desenvolvimento sustentável. Ainda na faculdade, fez uma Iniciação Científica sobre o Twitter e um webdocumentário sobre literatura da periferia. Escreve em blogs desde 2004, e seu último projeto é o Vida em Azul.

perfil-suzana-200x250SUZANA CAMARGO
Jornalista, passou por rádio, televisão, revista e internet. Começou a carreira como editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Em São Paulo, desenvolveu projeto de implantação de conteúdo para as rádios internas do Grupo Pão de Açúcar. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça. De lá, fez reportagens para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante, AmericaEconomia, PIB, Brasileiros e Dufry World. Em 2008, começou a escrever sobre sustentabilidade para o site Planeta Sustentável. De volta ao Brasil, tornou-se colaboradora do mesmo, aprofundando-se em temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Escreve crônicas sobre o universo feminino no blog coletivo Trinta e Poucos. Contar histórias e viajar são suas grandes paixões.

Mônica, Marina e Suzana são idealizadoras e editoras do Conexão Planeta, coordenam a atualização do site e das redes sociais e assinam o blog Inspiração para a Ação.

Colaboradores

LIANA JOHN
Jornalista ambiental há mais de 30 anos, escreve sobre clima, ecossistemas e paisagens, fauna e flora, recursos naturais e sustentabilidade para os principais jornais e revistas do país. Seu trabalho recebeu diversos reconhecimentos, entre eles, o Prêmio Embrapa de Reportagem 2015 e o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013, ambos por matérias publicadas na National Geographic Brasil. No blog Bioconecta, apresenta a biodiversidade do nosso cotidiano, como fez no site do Planeta Sustentável por cinco anos. Não se trata de uma promessa para um futuro distante. Mas a riqueza de espécies já convertidas em alimentos, cosméticos, corantes, música, tecnologias ou inspiração. Um bem comum que podemos proteger com nossas opções de consumo.

rita-mendonca-RITA MENDONÇA
Bióloga e socióloga, é autora dos livros Como Cuidar da Natureza e Conservar e Criar. Organiza e ministra cursos, vivências e palestras para aproximar as pessoas do ambiente natural de forma direta, sensível e profunda. Acredita que a criança é a natureza que se torna humana e, por isso, precisa conviver com ela para seu desenvolvimento sadio e integral. É professora da Escola Schumacher e coordenadora da Sharing Nature Worldwide, ambas no Brasil, e sócia-diretora do Instituto Romã. E ainda participa do Movimento Criança e Natureza. Aqui, divide o blog Ser Criança é Natural com Ana Carolina Thomé, abaixo.

 

 

ana-carol-thomeANA CAROLINA THOMÉ
É pedagoga, especialista em psicomotricidade e educação lúdica. Participa de diversas formações sobre primeira infância, brincar e arte para crianças. Coordena o programa Ser Criança é Natural (que dá nome ao blog que divide aqui, no Conexão Planeta, com Rita Mendonça, acima) do Instituto Romã e organiza a ação Doe Sentimentos. Professora de profissão e coração, brincante desde o nascimento, encanta-se com a simplicidade destes momentos, especialmente junto à natureza. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

 

 

KAREN MONTEIRO
Jornalista cultural apaixonada pelos temas ambientais. Nascida em São Paulo, mudou para Curitiba, ainda criança. Formada em Jornalismo pela UFPR, colaborou em reportagens para várias revistas nacionais como Bravo!, Isto É, Nova, além do jornal Gazeta do Povo. Trabalhou como repórter de TV durante doze anos. Foi ainda editora-chefe do programa de televisão Gente.com e jornalista responsável pelo Guia Cultural Curitiba Apresenta, publicado pela Fundação Cultural Curitiba. Mantém o blog de crônicas culturais Nunca precisou de chão firme. No blog Arte na Roda vai mostrar experiências artísticas que são um alerta em nosso cotidiano de passos pouco sustentáveis.

 

liliana-allodiLILIANA ALLODI
Geógrafa, paisagista, educadora ambiental e ilustradora científica. Começou a carreira em São Paulo como consultora paisagística. Em 1998, descobriu o talento para a pintura, no Núcleo de Desenho Científico da UnB, onde realizou ainda diversos cursos de educação ambiental. Durante 10 anos viveu no exterior (Austrália, Israel e USA) e neste último país, firmou habilidade para trabalhar com crianças. Atualmente dá aulas de horticultura para alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Brasília. Também desenvolve projetos de educação ambiental junto à Cia da Horta para centros de ensino, clubes e instituições privadas. No blog Mãos à Horta, Liliana vai ensinar como fazer uma linda horta em sua casa ou apartamento.

 

monica-ribeiro

MÔNICA RIBEIRO
Jornalista e mestre em Antropologia. Coordenou a área de comunicação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, na Prefeitura de São Paulo – quando criou as campanhas Eu Não Sou de Plástico e, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, a Segunda Sem Carne. Colaborou com a revista Página 22, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-SP, e com a Unisol Brasil, e há três edições é coordenadora de comunicação da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. No blog Economia em Sol Maior, ela fala sobre economia solidária.

 

 

CAROLINA PINHEIRO
Jornalista e documentarista, colabora com importantes publicações nacionais e internacionais. Viaja o Brasil atrás das histórias do povo, de cantos que não constam no mapa, de lugares distantes das principais rodovias. Traz a reportagem na veia. Em 2014, fundou a Nascente Casa Editorial, onde trabalha com a produção de conteúdo sobre cultura popular, meio ambiente e turismo sustentável no país. Aqui, assina o blog O Brasil para o Brasil, para o qual ainda conta com a parceria de três fotógrafos talentosos: André Dib, Fellipe Abreu e Tom Alves.

 

 

FÁBIO PASCHOAL
Apaixonado por animais desde criança, logo decidiu estudar Biologia, formando-se pela USP em 2005. É técnico em turismo e trabalhou como guia a partir de 2008, tendo conduzido, por três anos, passeios de ecoturismo no Pantanal e na Amazônia. De 2011 até 2016, foi repórter e editor do site da revista National Geographic Brasil, onde nasceu o blog Curiosidade Animal (desde dezembro de 2016, aqui, no Conexão Planeta).

 

 

 

KARINA MIOTTO
Coach de palestrantes e jornalista ambiental, com mais de dez anos de atuação pela Amazônia. Criou os projetos Reconexão Amazônia – que dá nome ao blog que assina, aqui, no Conexão Planeta – e Unimundo21. É mestre em Ciência Holística pela Schumacher College, educadora em sustentabilidade pelo Gaia Education e facilitadora de vivências com a natureza pela Sharing Nature e Instituto Romã.

 

 

 

sandro-von-matter-editadaSANDRO VON MATTER
Biólogo e fotógrafo de natureza, Sandro é apaixonado por aves desde criança: com 4 anos já as observava às margens do rio Paranapanema, em Buri, interior de SP. Dedicou-se ao estudo da ecologia de ecossistemas, especializando-se na interação entre animais e plantas, e ao estudo do topo das florestas tropicais. Foi um dos idealizadores da Ornitobr, lista online de discussões sobre Ornitologia. Hoje, mantém o Instituto Passarinhar e trabalha pela conservação e pela restauração ecológica de áreas verdes, especialmente em centros urbanos. No blog Avoando, ele conta histórias sobre o mundo das aves e como conservar a natureza começando pela sua varanda, janela ou quintal.

 

gabriele-garcia-e-felipe-brescancini-quem-somosGABRIELE GARCIA E FELIPE BRESCANCINI
Gabi e Fê são apaixonados pela vida, pelas pessoas, um pelo outro e pela missão de trabalhar por um mundo mais justo e igualitário. Juntos, em 2013, criaram o Think Twice Brasil, movimento de conscientização social e revisão do senso comum que instiga as pessoas a se questionarem, enxergarem sua função social e se reconhecerem como parte ativa de uma transformação cultural, política e ambiental. Aqui, no Conexão Planeta, eles falam de equidade de gênero no blog Mulheres pelo Mundo, a partir do projeto homônimo que lançaram este ano.

 

 

 

JOSÉ SABINO
Biólogo, doutor em Ecologia pela Unicamp e mestre em Zoologia pela Unesp. É professor e pesquisador da Universidade Anhanguera-Uniderp, onde coordena o Projeto Peixes de Bonito. Trabalha com comportamento animal e biodiversidade, além de dedicar especial atenção à divulgação e à compreensão pública da ciência. Desde 2000, vive no Mato Grosso do Sul – perto do Pantanal e de Bonito – com sua família e outros bichos. Aqui, ele está muito bem acompanhado pelos seres de quatro patas ou não, no blog Sapiens e Outros Bichos.

 

 

 

juliana-gatti-retrato-credito-sandro-von-matter.200x250JULIANA GATTI
Designer para a sustentabilidade (pelo Gaia Education), com especialização em botânica e paisagismo, Juliana fundou o Instituto Árvores Vivas em 2006 para aproximar as pessoas da natureza por meio da arte e da informação. Esse também é o nome do blog que ela assina, aqui no Conexão, e no qual revela aspectos curiosos das árvores, visões e inspirações sobre a relação humana com a natureza urbana e relatos sobre experiências reais de projetos dos quais participa. Quer inspirar, sensibilizar e estimular um novo olhar e a convivência entre pessoas, árvores e um ambiente urbano saudável para todos os seres. Aqui, as árvores e a natureza são grandes mestras.

 

flavia-junior-250x235FLÁVIA SAKAI E JOSÉ ROOSEVELT JUNIOR
Eles têm o mesmo objetivo: transformar o mundo num lugar melhor. Ela é designer, diretora criativa do Estúdio MondoYumi. Trabalhou em diversas revistas e, por oito anos, desenvolveu a comunicação visual do site Planeta Sustentável. Com outros criativos do bem, criou o projeto Cidade Gentil, que propõe resgatar a gentileza na cidade. Junior é diretor de criação da agência Mediacts Brasil, e faz parte do corpo diretivo das ONGs Casa dos Curumins e Instituto Brasil Social e Sustentável. Também é Conselheiro na Prefeitura da cidade, no qual defende a utilização dos mecanismos de democracia direta na cidade (saiba mais em seu blog). Juntos, e com muito carinho, criaram o logotipo do Conexão Planeta.

 Fotógrafos

ADRIANO GAMBARINI
Fotógrafo e escritor desde 1992, é um dos mais ativos profissionais na documentação de projetos conservacionistas e etnográficos de longo prazo. Viajante inveterado, participa de expedições a regiões remotas da Amazônia e já documentou todos os biomas e Estados brasileiros, além de 19 países e a Antártida. Sócio-diretor da Gamba Imagens, é autor de 13 livros fotográficos (três indicados ao Prêmio Jabuti), dois de poesia e centenas de reportagens publicadas em revistas estrangeiras e nacionais (entre elas a NG Brasil, desde a primeira edição). Geólogo de formação, com especialização em Espeleologia, ministra palestras e encontros sobre fotografia, conservação e filosofia de viagem.

 

 

daniel-de-granville-200x250DANIEL DE GRANVILLE
Biólogo com pós-graduação em jornalismo científico e diretor da empresa Photo in Natura. Nascido em Ribeirão Preto (SP), vive há 20 anos na região do Pantanal e Bonito (MS), onde trabalha como fotógrafo da natureza, ministra workshops de fotografia e atua como guia para públicos de interesses especiais. Além de exposições e premiações no Brasil, já expôs suas imagens na Alemanha, EUA e Argentina. Colaborador de três livros, realizou documentação fotográfica para instituições como WWF-Brasil, Conservação Internacional, Itaipu Binacional, entre outros. Apaixonado pela vida silvestre, Daniel gosta de conduzir expedições com objetivos peculiares, como fotografar onças no Pantanal, mergulhar com sucuris no Cerrado ou nadar com botos na Amazônia.

 

 

joao-marcos-rosa-200x250

JOÃO MARCOS ROSA
Formado em jornalismo, o fotógrafo João Marcos Rosa se especializou em registrar temas ligados à vida selvagem e à conservação, trabalhos que o levaram a correr o mundo atrás de boas e fascinantes histórias. Tem trabalhos publicados nas revistas BBC Wildlife, GEO, Terra Mater e, desde 2004, colabora com a National Geographic Brasil. É autor dos livros “Harpia” e “Fauna de Carajás”, publicados pela Nitro Editorial. Vive em Nova Lima (MG) e é um dos sócios da agência Nitro Imagens.

 

 

 

MARCOS AMEND
A natureza sempre foi uma paixão para Marcos Amend. E, ainda adolescente, passou a observá-la também pelas lentes de uma máquina fotográfica. Há 25 anos aliando seu talento fotográfico ao ativismo para a conservação do meio ambiente, já registrou as paisagens mais deslumbrantes do Norte ao Sul do Brasil e andou pelos cantos mais remotos do mundo. Viveu por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, na Amazônia, onde retratou sua paisagem e os povos indígenas. Também participou de expedição de veleiros na Antártica. Colabora com livros, revistas e bancos de imagens e realiza expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor.

 

 

RENATO SOARES
Fotógrafo e documentarista especializado no registro aprofundado de povos indígenas, bem como da arte, cultura e biodiversidade do país. Mineiro, desde 1986, Renato Soares realiza viagens para retratar diferentes formas de expressão cultural dos variados grupos étnicos brasileiros. A identificação com o universo indígena o tem levado a longos períodos de imersão em aldeias e reservas, e o estimulou a desenvolver o projeto e agora, o também blog Ameríndios do Brasil, ambiciosa documentação fotográfica das quase 300 nações indígenas do país. Colaborador de revistas como National Geographic e Scientific American, tem livros publicados e já participou de exposições nacionais e internacionais.

 

 

Zig Koch por Vilma Slomp 200x250ZIG KOCH
Fotógrafo profissional com ênfase em imagens de natureza, turismo e viagens. O curitibano é autor de 14 livros e 25 exposições individuais, sendo quatro internacionais. Zig Koch percorreu todos os biomas brasileiros, viajou para vários países de outros continentes, fotografando para as principais revistas brasileiras, projetos e entidades governamentais, não governamentais e empresas. Suas imagens divulgam trabalhos voltados para a conservação do meio ambiente e educação ambiental. Entre os diversos prêmios que já recebeu estão o Nikon Photo Contest International, em 2007, e Wildlife Photographer of the Year, em 2013.

 

leonardo-mercon-200x250LEONARDO MERÇON
Fotógrafo de natureza e conservação, o capixaba é fundador e presidente do Instituto Últimos Refúgios, ONG sem fins lucrativos, que busca sensibilização ambiental através da cultura, em especial, fotografias e vídeos. Através de suas imagens, procura fazer o link entre natureza e sociedade, divulgando aventuras e descobertas em mídias-sociais, imprensa, apresentações para crianças em escolas, além de palestras para universitários interessados nas áreas da fotografia e preservação ambiental. Leonardo já realizou diversas exposições no Brasil e também na Alemanha, Itália e França. Tem cinco livros publicados, quatro documentários em vídeo, séries para TV/Youtube e matérias veiculadas na BBC, National Geographic Brasil, Fantástico, Google Arts & Culture.

10 comentários em “Quem Somos

Deixe uma resposta