Blogs

Inspiração para a Ação Suzana Camargo e Mônica Nunes contam histórias de empreendedores (sociais, ambientais e culturais), ONGs, empresas e indivíduos que, sozinhos ou coletivamente, realizam trabalhos de impacto social, cultural, econômico e ambiental. São iniciativas que estão acontecendo agora, neste momento, seja numa pequena cidade do interior de Santa Catarina ou numa grande capital europeia.

Por trás das câmeras – Os renomados fotógrafos Adriano Gambarini, Daniel De Granville, Zig Koch, João Marcos RosaLeonardo MerçonMarcos Amend assinam este blog coletivo, em que revelam os desafios de registrar momentos únicos da biodiversidade, cultura e modo de vida brasileiros.

Ser Criança é Natural  Rita Mendonça e Ana Carolina Thomé acreditam que a criança é a natureza que se torna humana e, por isso, precisa conviver com ela para seu desenvolvimento sadio e integral. Neste blog, compartilham experiências, reflexões e esperanças para ampliar a difusão dessa ideia e orientar todos que convivem com os pequenos a tornar inesquecíveis estes momentos.

Economia em Sol Maior – “Quem desconfia fica sábio”. A frase é de Guimarães Rosa, escritor mineiro que mora no coração de Mônica Ribeiro. Esse interesse por ‘ficar sábia’ a levou a desconfiar que outras formas de produção e de relação com o trabalho são possíveis. Foi assim que ela descobriu a Economia Solidária, e é sobre essa economia que ela escreve aqui.

Gaiatos e GaianosGiuliana Capello relata histórias e faz questionamentos de quem acredita que uma vida mais simples é, na verdade, mais rica, livre, leve e bela. Mostra que nosso cotidiano deve ser guiado pela simplicidade voluntária, slow life, conexão com a natureza e consumo responsável.

Mulheres Ativistas – O protagonismo feminino tem sido uma grande marca dos nossos tempos. Neste blog, a jornalista Maura Campanili conversa com mulheres que fazem a diferença, não apenas em suas áreas de atuação profissional, como no ativismo em suas próprias vidas, revelando que, para mudar o mundo, é preciso transformar as relações com as pessoas, a natureza e o consumo. E empoderar as mulheres.

Roda de PassarinhoGabriela Giovanka, administradora de empresas, especializada em Naturologia Aplicada, e Renato Rizzaro, designer gráfico e fotógrafo, já percorreram todos os biomas do Brasil, com seu projeto Roda de Passarinho. Neste blog, contam mais sobre essas viagens, de Norte a Sul do país, em que buscam aproximar as pessoas da natureza, através de fotografias e do canto das aves, sementes, instrumentos musicais, relatos de vivências e exercícios que inspirem a vida comunitária.

Cozinha que é bom – Neste blog, a jornalista Cássia Miguel reúne duas paixões: a escrita e a cozinha. Ela adora comer. Sem frescura, nem restrição. Vai do pão com ovo – gema mole – ao pato confit com nhoque de semolina. Ela tem muita coisa pra contar. Muita receita pra debulhar. Mas sem pressa. Comida boa é feita e saboreada devagar. Sem pressão nem panela de pressão.

Vamos lá?! – Cigana, caixeira-viajante, cidadã do mundo. Estas são algumas das expressões pelas quais a jornalista Suzana Camargo já foi chamada. Já são mais de 20 mudanças (de casa) – entre Brasil, Estados Unidos, Suíça e Inglaterra – e outras dezenas de países visitados. Neste blog, ela conta de seus experiências ao redor do mundo, mas com um foco especial nos destinos que valorizam a natureza e a sustentabilidade.

Ideias que movem – Eterno otimista, Renato Guimarães acredita que as pessoas têm, em suas mãos, a capacidade e o poder para produzir mudanças significativas e positivas na sociedade. Neste blog, ele traz histórias, exemplos e dicas para criar oportunidades que estimulem os leitores do Conexão Planeta a se mobilizarem e se engajarem na construção de um mundo melhor.

Ameríndios do BrasilRenato Soares é fotógrafo e documentarista e, desde 1986, realiza viagens para retratar a expressão cultural do país e a identidade dos povos indígenas. A dedicação a esta causa se fortaleceu há dez anos quando criou o projeto Ameríndios do Brasil para retratar e documentar todas as etnias e dar voz aos índios. Com este blog, quer fortalecer ainda mais sua missão, revelando aspectos únicos de sua convivência com esses povos e torná-los mais conhecidos do público, para que sejam respeitados e ouvidos. Afinal, ninguém protege o que não conhece.

Arquivo de Blogs

Arte na Roda – É um blog para “gente girar, dar meia volta, volta e meia e parar no que move mais e mais artistas: a natureza e as causas ambientais”, define a jornalista cultural Karen Monteiro. Neste espaço ela vai escrever sobre experiências artísticas que soam como um alerta nesse nosso cotidiano de passos pouco sustentáveis.

Avoando – O ornitólogo Sandro Von Matter conta histórias sobre o mundo das aves e como conservar a natureza começando pela sua varanda, janela ou quintal.

Bioconecta Liana John apresenta a biodiversidade do nosso cotidiano. Não se trata de uma promessa para um futuro distante. Mas a riqueza de espécies já convertidas em alimentos, cosméticos, corantes, música, tecnologias ou inspiração. Um bem comum que podemos proteger com nossas opções de consumo.

Curiosidade Animal – É verdade que o joão-de-barro prende a parceira no ninho se descobre que foi traído? De onde vem a expressão “abraço de tamanduá”? Qual a diferença entre uma cobra peçonhenta e outra não peçonhenta? Aqui, neste espaço, o biólogo e jornalista Fábio Mitsuka Paschoal conta curiosidades e esquisitices da vida selvagem.

Madeira de Lei – “Aroeira é pau de dar em doido!” A frase que ilustra o espírito deste blog é de Célio Madeira de Ley Aroeira, lendário professor de BH e avô de André Aroeira, que escreve aqui. Com bom humor, sensibilidade e uma visão aguçada sobre os complexos assuntos que tangenciam as políticas de conservação socioambiental, Aroeira não quer dar sossego pra ninguém. Principalmente para quem ainda não entendeu a importância da conservação do meio ambiente.

Mãos à Horta – A geógrafa e paisagista Liliana Allodi é uma apaixonada pela educação ambiental. Neste blog, vai passar todo seu conhecimento, através de dicas simples e práticas, para estimular mais pessoas a terem uma horta ou um espaço verde em suas casas e apartamentos. Para ela, além de terra e sementes, são necessários também muito amor e dedicação.

Brasil de Cor – Jornalista há mais de 30 anos, Herivelto Oliveira quer criar um canal para dar oportunidade para negros brasileiros mostrarem a sua cara, suas ideias, suas angústias e suas vitórias. O Brasil é o 2° país mais negro do mundo. Só perde para a Nigéria. São mais de 100 milhões de negros e pardos, e ainda assim, é difícil ver esta população ocupando todos os espaços de maneira equilibrada. Não vemos negros nas ruas, nos shoppings, nas praças, nos consultórios.

Reconexão Amazônia – A jornalista Karina Miotto inspira ideias e traz sugestões de caminhos para aumentarmos a nossa conexão emocional com a Amazônia, pois ela acredita que sentir carinho, respeito e amor pela maior floresta do planeta é o primeiro passo para mantê-la viva. Suas reflexões têm por base sua trajetória e as descobertas que fez em sua dissertação de mestrado na Schumacher College, Inglaterra.

Casal Verde – Zuzu (Maria Zulmira de Souza) e Uli (Ulrich Zens) formam o Casal Verde. Juntos, vivem os dilemas e as delícias de uma época de transição onde as transformações são constantes e profundas. Em canal no YouTube, eles compartilham suas aventuras cotidianas em casa, na cidade ou no mundo –  de práticas sustentáveis a mudanças radicais no comportamento tendo como base o amor e o humor. Neste blog, Uli e Zuzu mostram seus achados e buscas por uma vida mais completa, sustentável e feliz.

Mulheres pelo Mundo – De 2014 a 2015, Gabriele Garcia e Felipe Brescancini viajaram 400 dias por 40 países da Ásia e da África com a missão de viverem na pele a desigualdade e injustiça social. A jornada chamada de Experiência de Empatia – Think Twice Brasil – já rendeu frutos no Brasil, como o projeto Mulheres pelo Mundo criado para tratar a equidade de gênero sob a perspectiva de mulheres e histórias reais que conheceram pelo caminho. Neste blog, eles falam sobre dignidade, empoderamento feminino e função social.

Na Garupa – O jornalista Eduardo Cordeiro atua na comunicação e na curadoria de projetos da Associação Garupa, ONG à frente do primeiro portal de crowdfunding do Brasil para financiar iniciativas de turismo sustentável. Nesse blog, ele conta histórias de quem pratica e cria experiências assim, e ama viajar de um jeito mais intenso e positivo. E tem os causos dos bastidores da associação. Sobe na garupa!

Árvores Vivas Juliana Gatti descreve aspectos curiosos das árvores, visões e inspirações sobre a relação humana com a natureza urbana e relatos sobre experiências reais de projetos dos quais participa. Quer inspirar, sensibilizar e estimular um novo olhar e a convivência entre pessoas, árvores e um ambiente urbano saudável para todos os seres.

O Brasil para o Brasil – Com este blog, a jornalista Carolina Pinheiro abre espaço para que os personagens invisíveis do Brasil ganhem o mundo. Por meio de histórias deliciosas, ela apresenta o jeito, a voz, a identidade de pessoas anônimas que residem nos sertões, no agreste, no alto das serras, nas grotas, nas florestas. A cada post, um novo rosto, uma outra realidade, um certo olhar, um Brasil que o Brasil não conhece.

Sapiens e Outros Bichos – Neste blog, o biólogo José Sabino se dedica a contar histórias do Mundo Natural para estimular as pessoas a se reconectarem ao primata “mezzo” urbano, “mezzo” natural que vive em cada um de nós. Evolução Biológica e Comportamento Animal compõem o fio condutor das narrativas, apoiadas ora com fotografias e vídeos, ora com artigos científicos. Nossos heróis são naturalistas do passado e do presente e as aventuras são seus achados que revelam o espantoso planeta em que vivemos.

Ser(tão) Humano – Se perguntarmos para cada brasileiro o que é sertão, certamente ouviremos interpretações bastante distintas: das românticas às trágicas, também xenofóbicas e racistas. Ele carrega cicatrizes que latejam em todos os territórios marginalizados do país, e, nas últimas duas décadas, passou por profundas transformações socioculturais. Esta é a razão deste blog. Aqui, o fotojornalista Tiago Henrique, paulistano que vive em Pernambuco desde 2014, quer quebrar estereótipos e contar histórias do sertão contemporâneo, que ele vê e vive todos os dias

Urbanidades – Neste blog, o repórter Julio Lamas analisa desafios e oportunidades para o alcance da sustentabilidade nas grandes cidades globais, da escala coletiva à individual dos seres urbanos.

Um comentário em “Blogs

  • 27 de setembro de 2016 em 11:41 PM
    Permalink

    CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE / ESPÍRITO SANTO – BRASIL

    RESOLVE:

    Art. 1º Esta Resolução trata especificamente da estruturação de programas de Educação ambiental e de Comunicação Social oriundos de processos de licenciamento ambiental, de autorização e Termos de Ajuste de Condutas e similares, conduzidos pelos órgãos ambientais.
    Art. 2° – Para o entendimento e a aplicação da presente Resolução tem-se:

    I – Percepção Ambiental e Social Definida como sendo uma tomada de consciência do ambiente e do contexto social pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo. Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestações daí decorrentes são resultado das percepções, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa. O indivíduo é sensibilizado e informado pela Educação Ambiental, mas reage no dia-a-dia através de seu nível de percepção ambiental e social.

    II – Programa de Educação Ambiental é o conjunto de ações estruturadas que possibilita aos indivíduos tornarem-se sujeitos sociais capazes de compreender e agir no meio ambiente em sua totalidade, construído de forma participativa, integrada, considerando a realidade socioambiental diagnosticada previamente.

    III – Programa de Comunicação Social é o conjunto de ações estruturadas, no âmbito do licenciamento ambiental, que vise auxiliar a comunidade a entender a atividade a ser licenciada ou em operação, bem como os impactos negativos e positivos gerados, e as suas interações com a comunidade do entorno.

    Art. 3° – Esta Resolução estabelece os critérios básicos para a elaboração de programas de educação ambiental e de comunicação social, a serem apresentados e executados em cumprimento das condicionantes das licenças ambientais definidas pelos órgãos ambientais.

    § Único – As licenças ambientais a que se refere este artigo dizem respeito às licenças ambientais em projetos de significativo impacto ambiental sujeitos à elaboração de estudo de impactos ambiental – EIA.

    Art. 4° – Os programas de educação ambiental e de comunicação social a que se refere esta Resolução deverão ser elaborados tendo como base diagnósticos prévios de avaliação de percepção ambiental e social da comunidade envolvida.

    Art. 5° – Os diagnósticos prévios de percepção ambiental e social passam a ser parte integrante do termo de referência do meio socioeconômico apresentado pelo empreendedor para a elaboração do estudo de impacto ambiental – EIA e relatório de impacto ambiental – RIMA, no que concerne a elaboração dos programas de educação ambiental e de comunicação social.

    Artigo 6° – Os dados coletados através da realização dos diagnósticos prévios de percepção ambiental e social devem ser tabulados por meio de metodologia própria que permita a realização de recortes estatísticos que venham a ser necessários ao aprimoramento das análises.
    §1º – Os dados tabulados decorrentes dos diagnósticos realizados devem ser colocados ao conhecimento da comunidade por meio de um evento público, convocado pelo órgão ambiental, especificamente convocado com esta finalidade, onde a consultoria responsável pela estruturação dos programas de educação ambiental e o de comunicação social possa debater com a comunidade os dados das pesquisas conduzidas.

    §2º Os resultados dessa reunião serão registrados em uma ata própria, a ser encaminhada ao órgão ambiental competente.

    §3º Os programas de educação ambiental e de comunicação social deverão explicitar a correlação entre as ações propostas nos referidos programas e os resultados obtidos dos diagnósticos prévios elaborados.

    Art. 7º – Os instrumentos usados no desenvolvimento dos diagnósticos devem ser disponibilizados pelo empreendedor e colocados à aprovação prévia do órgão ambiental, que os divulgará.

    Parágrafo único. Será decisão do empreendedor a utilização de um único instrumento para as duas avaliações (ambiental e social) ou se lançará mão de instrumentos aplicados separadamente.

    Art. 8º O Programa de Educação Ambiental e o Programa de Comunicação, deverão conter como anexo, no mínimo, as seguintes informações:
    I – instrumentos usados;
    II – estruturação dos grupos da sociedade que foram pesquisados,
    III – total de instrumentos aplicados,
    IV – tabulação dos resultados e respectivos recortes utilizados,
    V – correlação entre as informações tabuladas;
    VI – estruturação dos Programas e a ata da reunião de apresentação dos dados tabulados à comunidade pesquisada.

    Art. 9º Caberá ao agente executor a definição de um plano básico de amostragem dos diferentes segmentos da sociedade – lideranças comunitárias, professores, comunidade, comunidades tradicionais, entre outros – aos quais deverão ser aplicados os instrumentos de avaliação prévia do perfil de percepção ambiental e social.

    §1º. Este programa deve especificar, além dos segmentos a serem amostrados, os quantitativos envolvidos em cada um deles.

    §2º. Do ponto de vista estatístico, a pesquisa será do tipo indicadora de tendência.

    Art. 10 – Os resultados dos diagnósticos prévios de percepção ambiental e social deverão ser encaminhados ao órgão licenciador devidamente tabulados e explicitando como as informações quantificadas junto aos diferentes segmentos pesquisados foram incorporadas quando da estruturação dos Programas de Educação Ambiental e o de Comunicação Social.

    Parágrafo único – Os recortes estatísticos que forem produzidos a partir do banco de dados original das percepções ambiental e social devem ser também explicitados.

    Art. 11. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

    Art. 12. Revogam-se as disposições em contrário.

    EM TEMPO
    Em anexo um exemplo de pesquisa de percepção ambiental / social realizada com produtores rurais do ES, bem como programa realizado para a ASPEA (Portugal) e ASED (Moçambique)

    Roosevelt
    Presidente da CT de Políticas do CONSEMA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    Resposta

Deixe uma resposta