Blogs

Inspiração para a AçãoMarina Maciel, Suzana Camargo e Mônica Nunes contam histórias de empreendedores (sociais, ambientais e culturais), ONGs, empresas e indivíduos que, sozinhos ou coletivamente, realizam trabalhos de impacto social, cultural, econômico e ambiental. São iniciativas que estão acontecendo agora, neste momento, seja numa pequena cidade do interior de Santa Catarina ou numa grande capital europeia.

BioconectaLiana John apresenta a biodiversidade do nosso cotidiano. Não se trata de uma promessa para um futuro distante. Mas a riqueza de espécies já convertidas em alimentos, cosméticos, corantes, música, tecnologias ou inspiração. Um bem comum que podemos proteger com nossas opções de consumo.

Arte na Roda – É um blog para “gente girar, dar meia volta, volta e meia e parar no que move mais e mais artistas: a natureza e as causas ambientais”, define a jornalista cultural Karen Monteiro. Neste espaço ela vai escrever sobre experiências artísticas que soam como um alerta nesse nosso cotidiano de passos pouco sustentáveis.

Ser Criança é Natural – Rita Mendonça e Ana Carolina Thomé acreditam que a criança é a natureza que se torna humana e, por isso, precisa conviver com ela para seu desenvolvimento sadio e integral. Neste blog, compartilham experiências, reflexões e esperanças para ampliar a difusão dessa ideia e orientar todos que convivem com os pequenos a tornar inesquecíveis estes momentos.

Mãos à Horta – A geógrafa e paisagista Liliana Allodi é uma apaixonada pela educação ambiental. Neste blog, vai passar todo seu conhecimento, através de dicas simples e práticas, para estimular mais pessoas a terem uma horta ou um espaço verde em suas casas e apartamentos. Para ela, além de terra e sementes, são necessários também muito amor e dedicação.

Ameríndios do BrasilRenato Soares é fotógrafo e documentarista e, desde 1986, realiza viagens para retratar a expressão cultural do país e a identidade dos povos indígenas. A dedicação a esta causa se fortaleceu há dez anos quando criou o projeto Ameríndios do Brasil para retratar e documentar todas as etnias e dar voz aos índios. Com este blog, o indigenista quer fortalecer ainda mais sua missão, revelando aspectos únicos de sua convivência com esses povos e torná-los mais conhecidos do público, para que sejam respeitados e ouvidos. Afinal, ninguém protege o que não conhece.

Economia em Sol Maior – “Quem desconfia fica sábio”. A frase é de Guimarães Rosa, escritor mineiro que mora no coração de Mônica Ribeiro. Esse interesse por ‘ficar sábia’ a levou a desconfiar que outras formas de produção e de relação com o trabalho são possíveis. Foi assim que ela descobriu a Economia Solidária, e é sobre essa economia que ela escreve aqui.

Mulheres pelo Mundo – De 2014 a 2015, Gabriele Garcia e Felipe Brescancini viajaram 400 dias por 40 países da Ásia e da África com a missão de viverem na pele a desigualdade e injustiça social. A jornada chamada de Experiência de Empatia – Think Twice Brasil – já rendeu frutos no Brasil, como o projeto Mulheres pelo Mundo criado para tratar a equidade de gênero sob a perspectiva de mulheres e histórias reais que conheceram pelo caminho. Neste blog, eles falam sobre dignidade, empoderamento feminino e função social.

Reconexão Amazônia – A jornalista Karina Miotto inspira ideias e traz sugestões de caminhos para aumentarmos a nossa conexão emocional com a Amazônia, pois ela acredita que sentir carinho, respeito e amor pela maior floresta do planeta é o primeiro passo para mantê-la viva. Suas reflexões têm por base sua trajetória e as descobertas que fez em sua dissertação de mestrado na Schumacher College, Inglaterra.

O Brasil para o Brasil – Com este blog, a jornalista Carolina Pinheiro abre espaço para que os personagens invisíveis do Brasil ganhem o mundo. Por meio de histórias deliciosas, ela apresenta o jeito, a voz, a identidade de pessoas anônimas que residem nos sertões, no agreste, no alto das serras, nas grotas, nas florestas. A cada post, um novo rosto, uma outra realidade, um certo olhar, um Brasil que o Brasil não conhece.

Curiosidade Animal – É verdade que o joão-de-barro prende a parceira no ninho se descobre que foi traído? De onde vem a expressão “abraço de tamanduá”? Qual a diferença entre uma cobra peçonhenta e outra não peçonhenta? Aqui, neste espaço, o biólogo e jornalista Fábio Mitsuka Paschoal conta curiosidades e esquisitices da vida selvagem.

Por trás das câmerasOs renomados fotógrafos Adriano Gambarini, Daniel De Granville, João Marcos Rosa, Marcos Amend, Renato Soares e Zig Koch assinam este blog coletivo, em que revelam os desafios de registrar momentos únicos da biodiversidade, cultura e modo de vida brasileiros.

Árvores Vivas – Juliana Gatti descreve aspectos curiosos das árvores, visões e inspirações sobre a relação humana com a natureza urbana e relatos sobre experiências reais de projetos dos quais participa. Quer inspirar, sensibilizar e estimular um novo olhar e a convivência entre pessoas, árvores e um ambiente urbano saudável para todos os seres.

AvoandoSandro Von Matter conta histórias sobre o mundo das aves e como conservar a natureza começando pela sua varanda, janela ou quintal.

Cozinha de Raiz – Frany Müller foca na alimentação saudável, ensinando receitas veganas e descomplicadas, com maior índice de nutrientes, que servem de alternativa para pratos tradicionais e com preocupação em fornecer bem estar. Dá dicas ainda de ingredientes com ação funcional de superalimentos, que causam benefícios extras à saúde física e mental.

Arquivo de Blogs

Gaiatos e Gaianos – Giuliana Capello relata histórias e faz questionamentos de quem acredita que uma vida mais simples é, na verdade, mais rica, livre, leve e bela. Mostra que nosso cotidiano deve ser guiado pela simplicidade voluntária, slow life, conexão com a natureza e consumo responsável.

Urbanidades – Neste blog, Julio Lamas analisou desafios e oportunidades para o alcance da sustentabilidade nas grandes cidades globais, da escala coletiva à individual dos seres urbanos.

Na Garupa – O jornalista Eduardo Cordeiro atua na comunicação e na curadoria de projetos da Associação Garupa, ONG à frente do primeiro portal de crowdfunding do Brasil para financiar iniciativas de turismo sustentável. Nesse blog, ele conta histórias de quem pratica e cria experiências assim, e ama viajar de um jeito mais intenso e positivo. E tem os causos dos bastidores da associação. Sobe na garupa!

Deixe uma resposta