PUBLICIDADE

Youtubers brasileiras são finalistas do ONU Global Youth Video Competition sobre Oceanos e Mudanças Climáticas

youtubers brasileiras são finalistas de competição da ONU

O canal de Youtube Descontrartigo, criado pela oceanógrafa Brenda Mendonça e as estudantes Ana de Martini e Beatriz Neves, é um dos finalistas da competição Global Youth Video, das Nações Unidas, na categoria “Oceanos e Mudanças Climáticas”.

Lançados no final de 2016, o canal e a página no Facebook têm como objetivo divulgar as ciências do mar e falar sobre a oceanografia de maneira mais simples e didática. “O canal contém vídeos com as principais temáticas abordadas pelas cinco grandes áreas da oceanografia – biológica, geológica, física, química e social –, bem como a releitura de artigos científicos recentes e de acesso livre sobre as demais áreas”, explica Brenda. “Nossa intenção é facilitar o aprendizado, aproximar Ciência e sociedade e desmitificar a oceanografia para todos, além de disponibilizar informação em língua portuguesa e de fácil compreensão”.

Por que Descontrartigo? “O nome veio junto com a ideia, queríamos trazer artigos científicos de maneira mais descontraída”, revela.

Atualmente, a equipe do Descontrartigo conta ainda com estudantes de biologia, química e geologia. “Lançamos recentemente colunas de entrevistas com mulheres cientistas, o “Mulheres na Ciência”, e com oceanógrafos profissionais, “Atuação de um Oceanógrafo”. “Esta última é uma iniciativa muito importante, pois visa demonstrar as reais atuações que um oceanógrafo pode realizar dentro e fora do mercado de trabalho”, diz Brenda. Na foto que abre este post, está uma das entrevistadas do portal.

Brenda, Beatriz (meio) e Ana (direita), criadoras do Descontrartigo

Para participar da competição da ONU, a equipe do Descontrartigo produziu um vídeo de três minutos, em que fala de seu trabalho.

O concurso recebeu quase 250 inscrições, vindas de mais de 100 países. Do total, foram selecionados 20 vídeos para cada uma das categorias: “Oceanos e Mudanças Climáticas” e “Clima Amigável e Cidades Resilientes”.

Os dois vencedores da competição (um de cada categoria) vão ganhar uma passagem de ida e volta para a Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Bonn, na Alemanha, em novembro. Além disso, farão parte da equipe jornalística que fará a cobertura do evento, produzindo vídeos, artigos e fazendo divulgação nas redes sociais, como young reporters.

Agora, você pode ajudar o Descontrartigo a ganhar esta competição! O vencedor será escolhido através de voto popular. O vídeo que tiver o maior número de visualizações ganhará o primeiro lugar. Então, assista e divulgue o projeto das oceanógrafas e youtubers brasileiras. A votação vai só até sexta-feira, 29/09! Corre lá!

Foto: divulgação Descontrartigo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE