William e Kate lançam prêmio internacional para restaurar o planeta

William e Kate lançam prêmio internacional para restaurar o planeta

Todos unidos para combater os efeitos catastróficos da crise climática e salvar o planeta. Inclusive a realeza. O príncipe William, herdeiro do trono da Inglaterra e a Duquesa de Cambridge (título da monarquia dado à sua esposa Kate Middleton) anunciaram o lançamento de uma premiação internacional para financiar projetos visionários para solucionar os maiores problemas ambientais da atualidade.

O Earthshot Prize é uma iniciativa da Royal Foundation of the Duke and Duchess of Cambridge, que pertence a William e Kate. O prêmio irá selecionar cinco vencedores, todos os anos, pelos próximos dez anos. O objetivo é fornecer pelo menos 50 soluções, até 2030, para os maiores problemas do mundo. O foco deverá ser em áreas como clima e energia, natureza e biodiversidade, oceanos, poluição do ar e água doce.

“Nos últimos dez anos, as evidências de que enfrentamos desafios urgentes para proteger o meio ambiente tornaram-se incontestáveis e está claro que é hora de agir agora”, diz o comunicado oficial do prêmio.

A iniciativa da fundação é estimular o progresso em todos os setores da indústria e da sociedade, não apenas na tecnologia. O financiamento pode ser concedido a uma ampla gama de indivíduos, equipes ou colaborações – cientistas, ativistas, economistas, líderes, governos, bancos, empresas, cidades e países – qualquer pessoa que esteja desenvolvendo substancialmente ou contribuindo de maneira notável para solucionar desafios ambientais .

As inscrições e as regras para a premiação serão divulgadas mais no final de 2020, mas já sabe-se que os projetos receberão investimentos milionários.

“A Terra está em um ponto de inflexão e enfrentamos uma escolha gritante: ou continuamos como somos e danificamos irreparavelmente nosso planeta ou lembramos de nosso poder único como seres humanos e de nossa capacidade contínua de liderar, inovar e resolver problemas”, diz William. “As pessoas podem alcançar grandes feitos. Os próximos dez anos nos apresentam um dos nossos maiores testes – uma década de ação para reparar a Terra”.

O nome do prêmio – Earthshot -, é inspirado na expressão “Moonshot”, usada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, quando ele estabeleceu uma meta, em 1961, para que os astronautas americanos pousassem na lua antes do final da década. E conseguiram. Em 1969.

Abaixo o vídeo, em inglês, narrado pelo naturalista britânico, David Attenborough, sobre o lançamento do Earthshot Prize:

Leia também:
“Ela conseguiu fazer o que muitos de nós tentamos e não conseguimos nos últimos 20 anos”, diz naturalista britânico sobre Greta Thunberg
19 fatos que marcaram o clima em 2019
Rainha da Inglaterra elogia atuação de jovens ativistas em mensagem de Natal
Vídeo impressionante mostra dimensão do impacto dos incêndios no planeta em 2019

Foto: reprodução Instagram Kate e William

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.