WhatsApp promove Prêmio de Pesquisa para Ciências Sociais e Desinformação

prêmio Whatsapp

O WhatsApp lançou um conjunto de prêmios para pesquisadores interessados em explorar questões relacionadas à desinformação no aplicativo. Serão recebidas propostas de qualquer ciência social ou disciplina relacionada que promovam um entendimento sobre o impacto da tecnologia na sociedade contemporânea.

O programa oferecerá prêmios de até US$ 50 mil por proposta de pesquisa selecionada. As inscrições serão revistas por um grupo de pesquisadores do WhatsApp em consulta com especialistas externos. O pagamento será feito à universidade anfitriã ou à organização do candidato como uma doação sem restrições de uso.

Segundo o WhatsApp, cada premiado manterá todos os direitos de propriedade intelectual a seus dados e análises. Funcionários da empresa poderão fornecer orientações, mas os pesquisadores serão responsáveis pela condução do escopo do trabalho.

Além dos montantes dos prêmios, o WhatsApp convidará os premiados a participar de duas oficinas. A primeira fornecerá uma introdução detalhada de como o aplicativo funciona, bem como contexto na área de desinformação aos premiados.

A oficina também permitirá que os participantes recebam comentários do grupo de pesquisadores do WhatsApp e de seus convidados acerca de seus trabalhos. A data provisória para a oficina será os dias 29 e 30 de outubro de 2018, em Menlo Park, na Califórnia, Estados Unidos.

A segunda oficina permitirá que os premiados apresentem suas descobertas iniciais ao WhatsApp e a outros premiados, possibilitando uma oportunidade de contextualizarem seus resultados iniciais entre si. O evento está previsto para acontecer no fim de abril de 2019. O WhatsApp cuidará dos detalhes e arcará com os custos das viagens e acomodações para um representante de cada projeto premiado.

Durante a avaliação das propostas de pesquisa, será dada prioridade àquelas que tratarem das seguintes áreas:

1) Processamento de informações de conteúdo problemático;
2) Informações relativas a eleições;
3) Efeitos de rede e viralidade;
4) Alfabetização digital e desinformação e;
5) Detecção de comportamento problemático em sistemas criptografados.

As inscrições serão recebidas até o dia 12 de agosto e poderão ser feitas preenchendo formulário on-line. Os beneficiários dos prêmios serão comunicados a respeito de suas inscrições por e-mail até o dia 14 de setembro.

Mais informações aqui.

*Texto publicado originalmente em 11/07/2018 no site da Agência Fapesp de Notícias

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do país. Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes