We Own It!: campanha mundial incentiva o empreendedorismo cooperativo jovem

Uma campanha mundial da CICOPA – organização internacional que reúne cooperativas da indústria, de artesanato e serviços -, lançada em 30 de janeiro, incentiva os jovens a empreender de forma cooperativa: We Own It! (Isso nos Pertence!). Ela foi criada para divulgar histórias sobre cooperativas e cooperadores e inspirar as próximas gerações a seguir esse caminho.

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, dois em cada cinco jovens economicamente ativos estão desempregados, ou trabalham mas vivem em pobreza. Empresas cooperativas oferecem aos jovens uma oportunidade única de criar seus próprios empreendimentos que, muitas vezes, se alinham com seus próprios valores, e, também, possibilitam que, como membros-cooperativos das empresas, tenham suas vozes ouvidas.

O objetivo da campanha é promover o empreendedorismo cooperativo entre os jovens pelo mundo e criar impacto junto a governos, organizações internacionais e entidades de integração regional em relação a essa atividade e ao emprego, por meio de cooperativas de trabalhadores e de produtores jovens.

“A discussão sobre a juventude dentro da economia solidária passa por dois caminhos. O primeiro deles se refere à sucessão ou ao ingresso de pessoas jovens em cooperativas já existentes como forma de trazer inovação, novos públicos e, até mesmo, diferenciais competitivos. No caso das cooperativas que já existem há muitos anos, os sócios vão se aposentando e é preciso fomentar a participação de jovens para que não acabem. O outro é que o cooperativismo e a economia solidária possuem valores que hoje são muito compatíveis com os modos de fazer da juventude. Existe essa interface muito forte entre o modo de fazer cooperativo e várias dinâmicas da juventude, relacionadas ou não à geração de renda”, define Isadora Santos, diretora da Unisol Brasil, Presidente da Cooperideario da Rede Design Possível.

No Brasil há uma articulação nacional chamada Juvesol, que reúne coletivos, empreendimentos, associações, cooperativas, várias pessoas que buscam fomentar a discussão sobre o espaço da juventude dentro da economia solidária – um debate ainda recente no país -, seja no fomento a empreendimentos de jovens ou da participação deles em instâncias de decisão nas direções de centrais, cooperativas e institutos.

A campanha We Own It! visa justamente animar e arrecadar fundos para promover encontros que vão fomentar esse tipo de debate. Para apoiar, clique aqui.

Trabalhando juntos por um futuro cooperativo

A CICOPA é um braço da Aliança do Cooperativismo Internacional (International Cooperative Aliance), à qual a Unisol Brasil – da qual já falei aqui – é filiada. Ao todo, representa 68 mil cooperativas de indústria e serviços que empregam quatro milhões de pessoas pelo mundo.

Um vídeo (abaixo) realizado de forma colaborativa compartilha as experiências e motivações de jovens cooperados em nove cooperativas de nove países do mundo. O Brasil é um deles, com o depoimento da Rede Design Possível.

Em comum, esses jovens acreditam que o trabalho colaborativo é essencial para gerir seus negócios. A campanha We Own It! vai continuar espalhando histórias sobre cooperativas e cooperados para jovens de todo o mundo.

Foto: Unplash

Mônica Ribeiro

Jornalista e mestre em Antropologia. Coordenou a Comunicação da Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo – quando criou as campanhas ‘Eu Não Sou de Plástico’ e, em parceria com a SVB, a ‘Segunda Sem Carne’. Colabora com a revista Página 22, da FGV-SP e com a Plataforma Parceiros Pela Amazônia, e atua nas áreas de meio ambiente, investimento social privado, economia solidária e negócios de impacto, linkando projetos e pessoas na comunicação para um mundo melhor

Deixe uma resposta