“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias”, diz Greta Thunberg, na ONU, em discurso emocionado

“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias”, diz Greta Thunberg, na ONU, em discurso emocionado

Esta manhã, mais uma vez, a garota de apenas 16 anos, com trança no cabelo, emocionou o mundo com seu discurso, sem entrelinhas e cheio de verdades desagradáveis. Greta Thunberg, a jovem ativista sueca, que inspirou milhões de pessoas, em mais de 150 países, a irem às ruas na última sexta-feira (20/09), durante a primeira Greve Global pelo Clima, está participando da Cúpula do Clima das Nações Unidas, que acontece esta semana, em Nova York.

“Isso está tudo errado. Eu não deveria estar aqui. Deveria estar de volta à escola. Do outro lado do oceano. Vocês vêm até nós, jovens, em busca de esperança. Como se atrevem?”, afirmou Greta, visivelmente enfurecida.

“Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias. Eu tenho sorte. Mas há pessoas sofrendo, pessoas morrendo, ecossistemas inteiros entrando em colapso. Estamos no início de uma nova extinção em massa e tudo sobre o que vocês podem falar é dinheiro e contos de fadas de um desenvolvimento econômico eterno. Se vocês decidirem por falhar conosco, nunca iremos perdoá-los”.

E ela continuou.

“Por mais de 30 anos a Ciência foi clara. Como ousam vir aqui dizendo que estão fazendo o suficiente, quando as políticas e soluções necessárias não são vistas em lugar algum. Com os níveis de emissões atuais, nosso orçamento restante de CO2 será inferior a 8,5 anos. Vocês dizem que “nos ouvem” e que entendem a urgência. Mas não importa o quão triste e zangada eu esteja, não quero acreditar nisso. Porque se vocês realmente tivessem entendido a situação e mesmo assim não fizeram nada, então vocês seriam perversos. E eu me recuso a acreditar nisso”.

E Greta finalizou, diante do plenário lotado da ONU:

“Vocês estão nos deixando na mão. Mas os jovens estão começando a entender a sua traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. Eu digo que nunca os perdoaremos. Vocês não conseguirão escapar. Bem aqui e agora, é onde traçamos a linha. O mundo está acordando e a mudança está chegando, quer vocês gostem ou não”.

*Com informações da CNN e The Guardian

Leia também:
“Vocês precisam fazer o impossível. Porque desistir não pode ser nunca uma opção”, diz Greta Thunberg ao Congresso dos EUA
“Vocês não estão tentando o suficiente”, diz Greta Thunberg a senadores do Congresso dos Estados Unidos
Greta Thunberg fala no parlamento francês, dribla os deputados conservadores e envia mensagem para jovens brasileiros
Greta Thunberg é nomeada ‘Game Changer of The Year’ pela revista britânica GQ
Greta Thunberg atravessará o Atlântico a bordo de um veleiro de regata para participar da Cúpula do Clima, em Nova York
Greta Thunberg, líder da greve mundial de estudantes pelo clima, doa prêmio de mais de R$ 100 mil para ONGs

Foto: reprodução vídeo CNN

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em ““Vocês roubaram nossa infância e sonhos com suas palavras vazias”, diz Greta Thunberg, na ONU, em discurso emocionado

  • 25 de setembro de 2019 em 2:19 PM
    Permalink

    Minha resposta para a Greta
    Na sua idade no interior da minha cidade Natal, minhas irmãs e eu, íamos na pracinha brincar de barquinha. O zelador enquanto nos embalava falava do nosso avô. Classes distantes em recursos… como nos explicava, mas eram muito amigos. Na barquinha, éramos três mocinhas crianças… mas lembro muito bem.. minha mãe lia jornais, e mais para ela do que para nós balbuciava seus comentários: preocupava-a demais: nossas matérias primas, e dizia que seríamos sempre um Brasil colônia… Ela lia muito, e a mim me parece que entendia e dizia que entraríamos no ano 2000 com uma nação depredada, tal a politica e a ignorância…. sim querida Greta, os adultos, não se interessam por conhecimentos, como vocês crianças, Permita-me chamá-la assim. Os adultos são feios, muito feios e agora ocupa a nação, esta incrível criatura ,que pela Internet você deve conhecê-lo bem. Lamentável…vou tentar fazer um poema sem importância, mas dedico a você. Como pano de fundo um passarinho chora…chamo a musa dos poetas, e lhe peço para errar pouco… não quero ser feia: Voilá!!

    Deus passou …para os feios está morto
    no bolso deles vive muito dinheiro
    vaidosos… apesar dos clamores riem
    alegres são os poucos ricos e vão continuar
    a usar os porquinhos capitalistas
    para juntar seu ouro letal
    Não importa a quem matar…
    são soberanos e nessa soberania
    se espalham..
    E mentem… e mentem… e o inocente
    acredita nos absurdos …
    que assim enriquecem a todos
    lhes tirando os recursos e direitos.
    Também o sangue lágrimas e suor…
    Adubarão suas arrogâncias…
    São deuses armamentistas
    o rifle pousa de martelo bandeira e justiça
    Essa é promessa poder de ação
    para manter a Ordem e o Progresso
    da nossa linda Nação.
    Por que dizer mais..
    tão apertado e triste está meu coração. (sou de 02/12/1942)

    Parabéns Greta felicidades sucesso um abraço. A você obrigada Suzana Camargo pelo artigo. Sucesso sempre. beijos

    Resposta

Deixe uma resposta