PUBLICIDADE

Vila João de Barro será o primeiro mercado orgânico e ecológico de Minas Gerais


A Vila João de Barro surgiu da união entre a Vila Verde Eco Alimentação e o Armazém João de Barro, iniciativas que comercializam alimentos orgânicos a preços justos desde 2015, em Belo Horizonte e Nova Lima, respectivamente. A Vila Verde atuava de forma itinerante e o Armazém abria apenas uma vez por semana. Juntos, ampliaram seus serviços e, agora, querem oferecer mais com a construção de sua sede – Vila João de Barro Mercado Orgânico e Ecológico – que terá, além do sacolão, uma mercearia a granel e um café.

Mas, para viabilizar esse sonho, Elena Cicciliotti, Carol Neves e Mateus Amancio, seus gestores, aderiram ao financiamento coletivo, que vai até 13/2. Ou seja, contam com o apoio financeiro de pessoas que acreditam que somente por meio da alimentação e do respeito à natureza é possível conquistar uma vida saudável, mesmo em um ambiente urbano.

Funciona assim: por meio de um sistema de recompensas comum a essas plataformas, cada apoiador receberá de volta o dinheiro investido sob a forma de serviços e produtos oferecidos após a inauguração. O valor mínimo solicitado é R$ 62 mil e será utilizado para remunerar a equipe que trabalhou até agora no projeto e também construir o espaço. Para finalizar a obra (em maio de 2017) e equipar o espaço com prateleiras, dispensers, freezers, mobiliário e montar o café, precisam arrecadar R$ 125 mil.

Como se trata de uma campanha “Tudo ou Nada”, se a meta não for alcançada, todo o dinheiro será devolvido aos apoiadores. Para saber mais, assista ao vídeo gravado por eles, no final deste post.

A ideia de Elena, Carol e Mateus é criar um espaço com base em técnicas de bioconstrução, que garanta a gestão completa dos resíduos e o manejo da água, além da manutenção de uma horta no local.

“Esta é uma oportunidade e tanto para ampliar o acesso da população a alimentos orgânicos e agroecológicos com preço justo e, ainda, oferecer um espaço confortável e de fácil contato com a natureza”, explica Elena. “Lá, as pessoas poderão respirar ar puro, refazer o caminho até a origem dos alimentos e ter a tranquilidade de saber que estão comprando produtos de qualidade, sem desperdício e sem geração de resíduos”.

Carol completa: “Acreditamos na mudança de hábitos como chave para a verdadeira transformação do ser humano e da sociedade e, por isso, convidamos todos a repensar suas práticas alimentares e conhecerem alternativas para conviver em harmonia com a natureza”.

Em fevereiro, a volta da feira

Caso a campanha não reúna o montante pedido (bate na madeira três vezes!!), Elena, Carol e Mateus continuarão atendendo o público com sua famosa feira às quartas, que oferece produtos de qualidade no sacolão e na mercearia (que não vende a granel). Ela será reaberta no dia 8 de fevereiro na Rua Afonso Pena Mascarenhas 416, Bairro Jardinaves, Nova Lima, atrás do BH Shopping.

Quem quiser saber um pouco mais sobre as atividades da Vila João de Barro e o pensamento dos três empreendedores, no dia 2 de fevereiro, às 19h30, eles participarão de uma roda de conversa no Museu MM Gerdau, em BH, sobre práticas alimentares e seu impacto no mundo.

Quer saber notícias sobre o projeto? É só acompanhar sua página no Facebook.

Agora, assista ao vídeo feito para a campanha de crowdfunding da iniciativa:

Foto: Divulgação

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zuleide
Zuleide
7 anos atrás

Gostatia de saber onde fica qual o endereco da Vila Joao de Barro. Se possivel gostaria de saber obrigada.
Zuleide

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE