PUBLICIDADE

Vaticano ganha imagens das riquezas do planeta em alerta às mudanças climáticas

show de projeções sobre clima no vaticano

Milhares de peregrinos foram surpreendidos ontem (09/12), em frente à Basílica de São Pedro, em Roma, com um espetáculo fascinante: durante três horas, imagens belíssimas foram projetadas na fachada da mais importante igreja da religião católica.

O espetáculo Fiat Lux: Illuminating Our Common Home (“Faça-se a luz: iluminando nossa casa”, em tradução livre) foi organizado por diversas empresas e fundações, com a chancela da Connect4Climate, coalizão internacional liderada pelo Banco Mundial em prol do clima no planeta (veja a projeção completa em vídeo ao final deste post).

O show de imagens foi programado para o mesmo dia em que o Papa Francisco deu início à celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ano sagrado para os católicos, que acontece a cada 25 anos, quando os fiéis fazem peregrinações à Roma e outros locais da religião no mundo.

Ao redor da Praça do Vaticano foram montados 50 projetores gigantes, instalados em torres, que reproduziram fotografias de animais em risco de extinção, refugiados do clima, além de imagens que revelam as riquezas do planeta Terra e os efeitos das mudanças climáticas sobre cidades e populações. Uma trilha sonora, com sons de natureza e animais, acompanhou todo o espetáculo. “É como se Michelangelo tivesse um Photoshop”, brincou Louie Psihoyos, um dos curadores do espetáculo e diretor do fime Racing Extinction (documentário que fala sobre a extinção de espécies no planeta).

As fotografias utilizadas em Fiat Lux: Illuminating Our Common Home são de alguns dos fotógrafos mais celebrados do mundo, entre eles o brasileiro Sebastião Salgado, além de Joel Sartore, Yann Arthus Bertrand, David Doubilet, Ron Fricke, Mark Magidson, Howard Hall, Shawn Heinrichs, Greg Huglin, Chris Jordan, Steve McCurry, Paul Nicklen e Louie Schwartzberg.

A intenção dos organizadores foi que a intervenção artística coincidisse também com a realização da Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas (COP21), em Paris. A mesma equipe já tinha feito uma apresentação semelhante, quando foram projetadas imagens de animais ameaçados no Empire State Building, em Nova York, em agosto deste ano, como mostramos aqui neste outro post.

Papa Francisco tem sido um árduo defensor do meio ambiente. No começo do ano, o pontífice da Igreja Católica lançou a encíclica Laudato Si, que tem como tema principal a natureza e a relação entre homem e planeta Terra.

Confira abaixo algumas das belíssimas imagens do espetáculo no Vaticano e em seguida, o vídeo de Fiat Lux: Illuminating Our Common Home:

projeção na fachada do vaticano

show de projeções sobre clima no vaticano

vaticano-iluminado-clima-3-800

vaticano-iluminado-clima-abre-2-800

Fotos: divulgação Fiat Lux

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE