Vamos passarinhar?

avistar brasil 2016

Atualizado em 18/05

Se você é biólogo, observador de aves ou simplesmente adora passarinhos, anote já na agenda: o Instituto Butantan, em São Paulo, receberá, de 20 a 22/05, o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

A programação, gratuita, inclui exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos e lançamentos de livros, entre outras atividades. O evento está associado à programação da Semana do Meio Ambiente, do Instituto Butantan.

Distribuído em auditórios e espaços ao ar livre por todo o parque do Butantan, o Avistar 2016 conta com quatro exposições, com destaque para a primeira edição de “Árvore Ser Tecnológico”, que reproduz os memes ambientais mais famosos da internet para abordar a importância da conservação, e a exposição “Floresta Viva”, do fotógrafo Luciano Candisani.

O Congresso Avistar contará com mais de 100 palestras em quatro auditórios, além dos ciclos temáticos “Arte, Natureza e Tecnologia”, “Cuidados em Campo”, “Diálogos” e “Biodiversidade e Trocas”.

Entre os palestrantes do congresso estão John Fitzpatrick, diretor do Laboratório de Ornitologia de Cornell, que apresentará projetos de ciência voltados para a participação da sociedade nos Estados Unidos no dia 21, às 11h, e Mario Cohn-Haft, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que falará sobre sua recente expedição à Serra da Mocidade (RR), no dia 20, às 11h.

Também estará lá o fotógrafo Marcos Amend, um dos autores do blog coletivo (só de fotógrafos de natureza, aqui no Conexão PlanetaPor Trás das Câmeras, que falará sobre Fluxo de trabalho de um fotógrafo de natureza, que também fotografa aves, no dia 21, às 10h. Só para seu conhecimento: ele acompanhou o pesquisador Mario Cohn-Haft na expedição à Serra da Mocidade e contou um pouco dessa aventura em post, em fevereiro deste ano.

Durante o evento, ainda serão realizados diversos lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Food trucks estarão espalhados pelo parque durante todo o evento. E para a criançada, o AvistarKids, diariamente das 10h às 17h, terá contação de histórias com música, oficina de origami, pintura e massa de modelar, caminhada para observação de aves e ainda, construção de um ninho de joão-de-barro em escala humana!

Ainda no Avistar 2016, visitantes poderão se inscrever como observadores de aves limícolas migratórias, que têm sofrido ameaças em suas rotas de migração. Interessados devem se cadastrar no estande da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil). Ao se cadastrar, o observador ganhará um kit de boas-vindas para início da contagem dos pássaros.

Um dos momentos mais esperados desta edição será o anúncio da redescoberta de uma das espécies de aves mais raras do planeta, que estava desaparecida há décadas.

Haverá ainda atividades para quem nunca observou aves. Os iniciantes poderão acompanhar o tradicional passeio #vempassarinhar, com atividade prática de observação, nos dias 21 e 22, às 7h (bem cedinho!), no Instituto Butantan.

O Cine Butantan também participa desta edição do Avistar, com sessões especiais de filmes sobre aves, ao ar livre. As sessões ocorrem nos três dias a partir das 18h.

Confira a programação completa aqui, no site do Avistar 2016.

AVISTAR 2016
Data: 20 a 22/05
Local: Instituto Butantan
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantan – São Paulo,

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do país. Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes