PUBLICIDADE

Vamos falar sobre negócios de impacto?

Quem acompanha meus posts, aqui, no Conexão Planeta, já percebeu que negócios de impacto, ou negócios sociais, estão entre os últimos assuntos abordados.

Esse é um campo relativamente novo no Brasil, mas que vem se desenvolvendo, assim como em diversas outras partes do mundo, a partir do princípio de que é possível solucionar problemas sociais e/ou ambientais, remunerar adequadamente a cadeia produtiva e ainda ter retorno financeiro.

A equação é complexa e envolve uma pluralidade de atores, como governos, empresas, terceiro setor, investidores, aceleradoras, incubadoras etc. Mas tem se estruturado no país de modo bastante promissor.

Pois, hoje, o meu convite é conhecer um pouco mais sobre esse ecossistema. E a dica pra isso é uma só: leia!

Aproveitando o início do ano, fiz uma curadoria de conteúdo pra quem quer entender um pouco mais sobre como esse campo vem se estruturando no país.

No Brasil, a Aliança pelo Impacto – que trata de investimentos e negócios de impacto -, tem avançado no sentido de estruturar e conformar esse ecossistema. Esse é um bom ponto de partida para entender melhor o assunto e a atuação dos diversos atores. O site traz diversas publicações e lá é possível entender, de maneira direta, como se estruturam esses negócios e quem são os atores envolvidos no campo de atuação.

Na área pública, o guia Gestores municipais compram soluções de negócios de impacto busca responder por que os gestores municipais devem prestar atenção aos negócios de impacto. A publicação tem o objetivo de mobilizar gestores públicos municipais a assumirem seu papel de compradores de produtos e serviços de negócios de impacto.

A lógica é razoavelmente a mesma de políticas públicas e legislações que vêm incentivando a priorização de compras da agricultura familiar para a merenda em escolas, ou mesmo de produtos e serviços fornecidos por empreendimentos de economia solidária.

O impacto socioambiental de compras como essas pelo governo é grande. E é um desafio transpor a lei de licitações padrão, que estabelece como critério para compras públicas o menor preço e ponto. Qualificar esse ‘menor preço’ a partir do impacto que se pode causar é o caminho.

Ainda na área de gestão pública, o Brasil, de modo inovador, possui uma Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO), que é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com objetivo de promover ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. O país é pioneiro no desenvolvimento de legislação sobre o tema.

A relação entre organizações da sociedade civil e negócios de impacto tem também sido tema de bastante debate, em especial sobre modos de assegurar a sustentabilidade financeira a partir da criação de produtos e serviços voltados para o mercado. A publicação Lições da Prática – Reflexões sobre os elos entre o terceiro setor e o campo de negócios de impacto é uma boa iniciação sobre esse tema.

Para um olhar sobre os negócios de impacto hoje em atuação no pais, recomendo a leitura da publicação Retrato dos pequenos negócios inclusivos e de Impacto no Brasil, elaborada pelo Sebrae, que detalha mais de 800 casos de empreendedores de negócios inclusivos e de impacto social.

O mapa de negócios comunitários sustentáveis elaborado pela ConexSus aponta localização e informações sobre quem são e o que produzem. Veja também o mapa de negócios de impacto social + ambiental, realizado pela Pipe Social.

Estas são minhas indicações para o começo dessa conversa.

Negócios de impacto estão ao lado de outras iniciativas – como as de capital filantrópico (doações a organizações da sociedade civil) e a economia solidária – como modos menos predatórios, mais inclusivos e justos de girar a economia. Não são excludentes, mas complementares.

Neste blog, continuarei contando histórias e divulgando informações que mostram que, cada vez mais, inovação e parcerias, muitas vezes inusitadas, têm proporcionado avanços importantes na conformação dessa nova economia.

Foto: Slava Bowman/Unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE