PUBLICIDADE

Sem Floresta, Sem Vida: mobilização pelos povos indígenas

Diversa, criativa, cheia de simbolismo e arte e, acima de tudo, comprometida com a proteção das florestas e de seus Guardiões! É desse modo que a Mobilização em Solidariedade aos Povos Indígenas ficará guardada nas mentes e nos corações das pessoas que, de algum modo, participaram dela neste último final de semana (13 e 14 de abril), em 18 cidades das cinco regiões do país.

Voluntários do Greenpeace e ativistas levaram para as ruas muita informação sobre a importância de proteger as florestas e os seus Guardiões – os povos indígenas. E isso foi feito através de rodas de conversa, mapas de desmatamento, exposição de fotos, intervenções artísticas e urbanas, como colagem de lambes, adesivos e a criação de faixas interativas em importantes locais de cada cidade. Além disso, os ativistas coletaram mensagens de apoio em solidariedade à luta dos povos originários e contribuições para o abaixo-assinado Sem Floresta, Sem Vida.

Em alguns lugares, indígenas participaram da mobilização e puderam transmitir o cotidiano e a realidade que eles enfrentam em suas terras. “Acredito que o momento que marcou nossa atividade foi a participação mais que especial do artista Nesol Lopez, do povo Quéchua. Ele fez uma performance sobre o genocídio dos povos tradicionais”, relata Cynthia Carvalho, 23 anos, voluntária de São Luís (MA).

Uma luta de todos nós

Levar este debate para as ruas se faz mais que necessário e urgente, em um momento que vemos as terras indígenas como alvo constante de invasões, desmatamento, grilagem e outros crimes ambientais, além da violência contra os próprios indígenas.

“Muita gente entende a importância das florestas para a vida, porém, poucos conhecem o fato de que a demarcação de terras indígenas é uma forma de preservar as florestas, já que os povos indígenas mantêm uma relação mais sustentável e harmoniosa com a natureza. Foi gratificante ver as pessoas assinando a petição”, completou Raquel, voluntária do ABC Paulista.

Envolver pessoas e aproximá-las da realidade dos povos indígenas, mesmo que vivam nos grandes centros, foi, na opinião de Larissa Oliveira Silva, também de São Paulo, uma experiência incrível. “Esta luta também é minha! E participar da mobilização trouxe muito conhecimento pra minha vida. Foi sensacional!”, avaliou.

Agora, assista ao vídeo produzido com momentos da mobilização pelo país:

Fotos: Divulgação/Greenpeace: Matheus Revoredo (Manaus) e Barbara Veiga (São Paulo)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE