Uma em cada oito aves do planeta está em risco de extinção

Uma em cada oito aves do planeta estão em risco de extinção

Poucos animais atraem a atenção do ser humano tanto quanto as aves. Pequenas, elas podem viver em qualquer lugar e até, se adaptar às grandes cidades. Infelizmente, no passado, a beleza de seus cantos, penas e cores fizeram com que fossem traficadas e muitas delas acabaram desaparecendo da natureza. Em anos mais recentes, o desmatamento e o uso de agrotóxicos na lavoura também contribuíram para o declínio de muitas espécies.

Em um novo relatório, recém-divulgado pela BirdLife InternationalState of the World’s Birds novos números revelam a situação atual dos pássaros no planeta. Segundo o estudo, uma em cada oito aves está ameaçada de ser extinta e 40% das espécies conhecidas estão em declínio. E o mais preocupante é que não estão em risco somente espécies exóticas, que habitam montanhas e ilhas remotas, mas também aquelas mais comuns e populares, como rolinhas, que no passado, eram facilmente avistadas.

Os pesquisadores levaram cinco anos para juntar dados de estudos e censos realizados nas últimas décadas. Para os especialistas, a extinção de aves é provavelmente um das mais bem documentadas.

Desde o ano 1500, já desapareceram mais de 161 espécies, uma média bem maior do que aquela que faz parte da evolução e seleção natural. O estudo afirma, entretanto, que muitas aves classificadas como criticamente ameaçadas pela Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), já devam estar extintas. Isso significa que, na verdade, 183 espécies entraram em extinção nos últimos 500 anos.

E as extinções continuam. Desde o ano 2000, três espécies de aves deixaram de ser encontradas livres na natureza, entre elas, uma brasileira. A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), atualmente só é encontrada em criadouros. Em 2016, entretanto, como noticiamos neste outro post, uma ararinha-azul foi avistada por agricultores na região de Curaça, na Bahia.

Espécie nativa da Caatinga, a ave foi descrita pela primeira vez em 1832. Ela tem aproximadamente 57 cm, quase a metade do tamanho da arara-azul-grande, daí o seu nome “ararinha-azul”. Sua plumagem azul e seu canto estão entre suas mais marcantes características.

De acordo com o State of the World’s Birds, a agricultura é apontada como a principal responsável pela ameaça à sobrevivência de 74% das 1.469 aves em risco de extinção no mundo. Exploração madeireira, pesca industrial, espécies invasoras, caça ilegal e mudanças climáticas são os demais fatores que estão provocando a redução no número de pássaros.

Mas não há apenas más notícias. O relatório internacional cita histórias bem-sucedidas de conservação e reintrodução na natureza. Pelo menos 25 espécies de aves deixaram de ser consideradas criticamente ameçadas pela IUCN. Isso só é possível através de esforços para garantir a proteção de seus habitats naturais, dando fim ao desmatamento e criando áreas de preservação. Além disso, é importantíssimo envolver comunidades locais neste trabalho. Por isso mesmo, a educação ambiental também é essencial.

Leia também:
Blog Avoando
Pesticidas provocam declínio assustador de aves na Europa
Boas notícias para duas espécies de aves brasileiras na nova lista vermelha da IUCN
Abelhas selvagens estão desaparecendo por causa do uso de pesticidas
Ameaça a polinizadores coloca em risco produção global de alimentos, equilíbrio ambiental e saúde do ser humano

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.