Um milhão de indianos plantam 220 milhões de árvores em um dia

A Índia tem 1,3 bilhão de habitantes e seu rápido processo de industrialização tem dificultado a adoção de politicas de desenvolvimento sustentável. Mesmo assim, seu governo é um dos mais comprometidos com a luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas, pelo menos no que tange à mitigação por meio da plantação de árvores. Querem plantar cinco milhões de hectares até 2030, o que representa cerca de um terço de seu território (de terra). E está firme em sua campanha para atender a esse propósito.

Na última sexta-feira, 8 de agosto, mais de um milhão de indianos plantou 220 milhões de árvores atendendo a seu chamado no estado de Uttar Pradesh, o mais mais populoso do país.

(escolhi uma foto de outra iniciativa realizada em 2016, também na Índia, para ilustrar este post porque as imagens que divulgam a ação da semana passada são da agência Associated Press, que as comercializa)

Estudantes, autoridades, legisladores e cidadãos comuns se uniram para plantar dezenas de espécies de mudas – sendo 16, de frutas – ao longo de estradas, trilhas e florestas no norte desse estado, de acordo com informações divulgadas pelo secretário florestal, Bivhas Ranjan.

Eos indianos começaram logo de manhã cedo e, às 17h, já tinham alcançado a meta. Plantaram 220 milhões de árvores – “uma para cada habitante”, segundo o ministro-chefe do Estado, Yogi Adityanath – em 1.430.381 lugares, incluindo 60 mil vilarejos e 83 mil espaços em florestas. Um recorde!!!

Boa parte dos estudantes cabulou aula para poder participar da ação. Este foi o caso da menina Kavya Sharma, de 7 anos, que deixou de ir à escola, em Lucknow, capital do estado. Ela plantou duas mudas em uma floresta.

O porta-voz do governo estadual, Awanish Awasthi, disse que todo o processo pode ser acompanhado online. Os espaços são geo-marcados e as mudas têm código QR. “Assim, sabemos quantas mudas foram plantadas e onde”. A adoção deste sistema se deve à preocupação do governo sobre a sobrevivência das árvores, a longo prazo. Geralmente, 60% da mudas sobrevive porque muitas delas sucumbe às intempéries, doenças e falta de água, mas, como este projeto tem por objetivo mitigar os impactos das mudanças climáticas, a preocupação é muito maior.

Plantar árvores virou uma obsessão dos indianos. Se você navegar por sites e redes sociais, encontrará inúmeras iniciativas. A última grande campanha em Uttar Pradesh foi realizada em junho de 2016, quando foram 50 milhões de mudas em um dia. Foi um recorde batido por outro estado, logo em seguida: Madhya Pradesh plantou 65 milhões de mudas às margens do rio Narmada (foto abaixo), também em 12 horas. Agora, Uttar ficou à frente no ranking indiano novamente, com 220 milhões de. muda nesse período de tempo também.

Fotos: Divulgação (plantação de 2016)

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta