PUBLICIDADE

Turismo sustentável: um dia inesquecível em Florianópolis

Florianópolis, Reserva Pirajubaé

Que tal experimentar um berbigão? Ou uma mijadeira? Quem sabe uma linguaruda, ou uma lambreta? Irresistível, né? Os turistas gourmet amam a variedade de moluscos encontrada em Florianópolis, mais precisamente na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé. Talvez essa degustação superespecial não seja suficiente para matar a fome, mas tudo bem: ela é só uma entradinha. No almoço, em seguida, tem peixe com pirão, prato que é marca registrada da capital catarinense.

A refeição é só uma das experiências do passeio “Um dia inesquecível”, realizado na Baía Sul da capital catarinense pela agência EcoExperiências. Além da alimentação, a atividade resgata outras tradições e mostra a coleta do berbigão e a pesca artesanal, que até hoje sustentam famílias que vivem ali.

O passeio

Ao chegar, você é recebido por um condutor ambiental, filho de pescador. Num rancho de pesca ele conta causos, fala um pouco sobre a cultura local e contextualiza a reserva ambiental que será visitada no passeio de barco, na sequência. O roteiro apresenta, entre outras atrações, manguezais preservados, perfeitos para a observação de aves, e vista para a famosa ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Florianópolis. Jogar a tarrafa na água e simular a coleta do berbigão são duas das vivências propostas, permeadas por uma incrível troca de experiências com os pescadores. Aí é que vem o ótimo peixe com pirão.

Sustentabilidade

O turismo, fundamental para a região, ajuda no resgate da cultura, promove a autoestima e gera renda para famílias que encontram cada vez mais dificuldades para viver da pesca. É, também, uma forma de proteger o mangue e, consequentemente, a cultura do berbigão, ameaçado de extinção. E de criar um novo mercado de trabalho para os jovens da comunidade – que não se interessam pela atividade pesqueira, mas podem encontrar um caminho no turismo e na educação ambiental. Demais, né?

Post publicado originalmente no site da Garupa em 24/10/2016

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE