Um cafezal no meio da metrópole

Cafezal do Instituto Biológico, em São Paulo

Pouca gente sabe, pouquíssima gente já viu. Mas São Paulo tem um enorme cafezal em plena área urbana, ao lado da Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade. Melhor: esse verdadeiro tesouro, com cerca de 1500 pés que produzem café desde a década de 1950, é aberto para visitas!

O cafezal fica escondido atrás dos imponentes muros do Instituto Biológico, na Vila Mariana, que nasceu no início do século 20 a pedido dos grandes plantadores de café do estado. Com forte influência política na época, os chamados Barões do Café pressionaram por sua criação para obter auxílio no controle de pragas e no desenvolvimento de técnicas que melhorassem a produção.

Mas foi só em 1950 que o lugar ganhou seu cafezal, na época com cerca de 2500 pés que serviriam à pesquisa. São 10 mil m² de área plantada, hoje percorridos em visitas guiadas que contam a história tanto do Instituto como do cultivo do café no estado. Ali você fica sabendo detalhes sobre a colheita anual, cerca de 1 tonelada de grãos que viram aproximadamente 500 kg de café após o processo de beneficiamento – tudo é doado ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

Sabor da Colheita

Todos os anos, o Instituto Biológico promove o Sabor da Colheita, evento entre os meses de maio e junho que comemora de forma simbólica o início da colheita do café no estado. Neste ano, o Sabor da Colheita acontecerá na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 10h da manhã. É só aparecer no cafezal, ajudar a colher os grãos e viver uma experiência única. A Garupa recomenda!

garupa-post-01

Visitas

Para visitar o cafezal, é só agendar pelo telefone (11) 5087-1704 – o agendamento só não é necessário no dia do Sabor da Colheita.  O Instituto Biológico fica na Rua Rodrigres Alves, 1252, na Vila Mariana.

Fotos: Luciana Christante

*Texto originalmente publicado em 23/05/2016 no site da Garupa

Deixe uma resposta

Na Garupa

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.