PUBLICIDADE

Último TEDxSãoPaulo do ano traz boas histórias sobre empreendedorismo com propósito

TEDxSãoPaulo-masp-800x445
Sem propósito, metas, um objetivo, tudo fica mais difícil. Empreeender também. E é para mostrar histórias inspiradoras, de empreendedores humanistasseja na companhia de sócios, em uma corporação ou sozinhos -, que sua curadora, Elena Crescia, quis promover mais uma edição do TEDxSãoPaulo este ano. Com um detalhe: apenas dez dias depois da edição histórica sobre Conexões, que reuniu cerca de mil pessoas na linda Sala São Paulo – seu grande sonho –, no centro antigo da capital paulista.

Para o próximo encontro, ela convidou pessoas de áreas diversas com histórias incríveis, como sempre. Então, no auditório do MASP, no dia 26/11, das 14h às 22h, estarão reunidos um líder espiritual brasileiro, uma cozinheira de mão cheia ativista do ‘não desperdício’, uma drag queen engajada nas causas de gênero e que tem um canal no YouTube, uma jornalista expert em empreendedorismo, um jovem empreendedor social, um jornalista especializado em mobilização e engajamento social, um escritor que acaba de lançar uma “empresa livre” com amigos, um psicólogo expert em gestão compartilhada, um especialista em eupreendedorismo, uma paisagista que sonha em reflorestar o mundo, uma designer especializada em negócios sociais e um refugiado sírio que conquistou os paulistanos pela simpatia e ‘pelo estômago’.

Quer saber mais sobre cada um? Abaixo, listei suas mini biografias só pra fazer uma provocação: tem certeza de que você vai perder o último TEDxSãoPaulo do ano? Se não deu pra fazer sua inscrição, se a agenda está apertada para se deslocar até o MASP ou se você não mora na cidade de São Paulo, não tem desculpa para não assistir o evento! Ele será transmitido ao vivo. É só ficar de olho no link acima ou na página do evento no Facebook para ver o link, que será divulgado no dia. E, se puder, reúna os amigos ou vizinhos para assistir junto. É mais legal.

ALEXANDRE PELLAES
Bacharel em Ciências Contábeis (FEA-USP), coach pelo ICI, possui MBA com foco em gestão estratégica de negócios (ITA e ESPM) e participa do Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho no IP USP. Na 99Jobs, se define como o Coração das Operações. Apaixonado pelo desafio de ajudar pessoas e empresas a terem uma relação mais saudável e produtiva com propósito e sentido, é especialista em modelos de gestão compartilhada.

EDUARDO SEIDENTHAL
Fundador e membro da Rede Ubuntu, seu propósito de vida é inspirar pessoas na expressão de suas luzes. Depois de onze anos de experiência no marketing de grandes empresas como Unilever, Philip Morris, Whirlpool e Johnson & Johnson, em maio de 2008 decidiu mudar de carreira e encontrar um propósito de vida. Em 2009, trabalhou com Oscar Motomura na Amana-Key e fundou a Rede Ubuntu para pessoas e organizações focadas em desenvolver o EUpreendedorismo: processo de reflexão sobre propósito de vida a partir do mapeamento de tarefas com foco em um objetivo e um plano de ação. Eduardo é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA em Empreendedorismo pela BabsonCollege, nos EUA. Também fez diversos cursos de especialização nas áreas de marketing, coaching e liderança.

GICA MESIARA
Pesquisadora, desenvolvedora e inventora verde, suas criações são focadas em tecnologias que favorecem o convívio com a natureza. Paisagista, artista plástica e empreendedora, é apaixonada por plantas e jardinagem e logo cedo foi atrás do sonho de reflorestar o mundo, partindo dos meios urbanos. Hoje é referência internacional e presença constante na mídia quando o assunto é plantas em grandes cidades.

GUSTAVO TANAKA
Escritor e empreendedor, é autor do livro 11 Dias de Despertar, lançado este mês. É formado em administração pela USP e abandonou uma carreira promissora no mundo corporativo para se lançar ser empreendedor. Criou três empresas coom objetivos diversos. Hoje atua no desenvolvimento da Baobbá Lab, “empresa livre” que criou com amigos e tem por objetivo criar uma nova forma de empreender em grupo. É autor do texto “Há algo de grandioso acontecendo no mundo”, que viralizou na internet no segundo semestre deste ano e foi traduzido para outras línguas.

KAYO VICTOR
Carioca, tem 27 anos e é morador de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 22 anos, depois de comer yakisoba de um chinês na porta de um shopping center, nos bailes Funk e em sua comunidade. Em 2012, Kayo foi selecionado pelo Mandando Bem, quadro do programa Caldeirão do Luciano Huck, na TV Globo, e recebeu uma espécie de extreme make over em seu negócio, além de capacitação. Hoje, continua empreendendo com o Yakisoba de Elite, em Manguinhos, e com projetos para levar seu negócio de forma itinerante pelo Rio de Janeiro.

LORELAY FOX
Drag Queen há mais de dez anos, se destaca na internet com seu Canal Para Tudo, no You Tube, no qual trabalha questões polêmicas relacionadas a gênero, que se manifestam constantemente na sociedade, de forma didática e politizada. A reflexão crítica e a educação são as ferramentas utilizadas por Lorelay para quebrar as barreiras do preconceito. Danilo Dabague, criador da Lorelay Fox, é publicitário e professor de design e photoshop além de empreendedor com seu canal no You Tube.

REGINA TCHELLY
Ela tem 34 anos, é natural da Paraíba e mora no Rio de Janeiro, no Morro da Babilônia, com as filhas. Trabalhando como empregada doméstica, começou a prestar atenção ao desperdício de alimentos bons no preparo da comida praticado no dia a dia. Esta realidade era totalmente diferente da que ela vivia na Paraíba e com a qual aprendeu a aproveitar todas as partes dos alimentos como talos e cascas. A partir desse aprendizado, criou o projeto Favela Orgânica para cozinhar e ensinar pessoas a cozinhar sem desperdício. Hoje, Regina se dedica integralmente ao projeto, que foi ampliado e oferece serviços de buffet, coffebreak para eventos, além de dar aulas e fazer palestras no Brasil e em alguns países da Europa.

SANDRA BOCCIA
É intraempreendedora e lidera vários projetos para encorajar e capacitar empreendedores brasileiros, além de participar de importantes iniciativas em prol das mulheres, no Brasil e no exterior. É diretora da marca Pequenas Empresas & Grandes Negócios em todas suas plataformas: revista, site, redes sociais e celular. Fez reportagens sobre o tema em mais de 40 países e conquistou prêmios nacionais e internacionais.

SRI PREM BABA
É um líder espiritual brasileiro cujo propósito está voltado a estabelecer pontes entre o Ocidente e o Oriente, entre a ciência e a espiritualidade, unindo saberes com a intenção de elevar valores humanos, espirituais e sociais. Em 2013, criou o movimento Awaken Love, com o intuito de ajudar a despertar na humanidade a lembrança de seis valores que considera essenciais: honestidade, autorresponsabilidade, dedicação, gentileza, serviço e beleza. Com esse movimento, ele quer unir forças, por meio de parcerias com pessoas e governos, realizando projetos e iniciativas e criando uma nova cultura global, na qual os valores espirituais estão em primeiro lugar. Sri Prem Baba também se dedica a projetos sociais e se encontra com lideranças políticas e sociais para articular estratégias de melhoria na educação, na preservação do meio ambiente e no sistema prisional.

TACIANA ABREU
Formada em desenho industrial pela PUC-RIO, é diretora de planejamento da WMCann e voluntária do Yunus Negócios Sociais Brasil, além de fazer parte da Liga de Intraempreendedores, movimento global de agentes de mudança do mundo corporativo que atuam para transformar negócios de dentro para fora. Em 2012, desenvolveu o projeto NBS Rio+Rio, negócio social baseado na favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro, com o objetivo de atrair investimento privado de grandes marcas para projetos locais a fim de garantir o desenvolvimento econômico e social nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro. Com o objetivo de criar formas para que grandes empresas gerem impacto social, se tornou uma das maiores especialistas em favelas no Rio de Janeiro.

TALAL AL TINAWI
Nasceu na Síria, é casado e pai de três filhos e formado em engenharia mecânica, Em seu país, tinha uma vida confortável, com direito a casa, carro, escritório e três lojas de roupa infantil. Mas teve que abandoná-la com a família, um tempo depois que a guerra começou. Ao saber que o Brasil estava de portas abertas para pessoas em sua condição, chegou aqui em dezembro de 2013, mais especificamente em São Paulo. Veio com algumas malas de roupa e muita vontade de trabalhar para dar uma vida melhor para a mulher e seus filhos. Depois de uma festa de aniversário organizada para um de seus filhos – na qual os quitutes feitos por ele e a mulher fizeram muito sucesso – Talal alugou uma sala no bairro do Brás para montar uma cozinha e uma loja de comida árabe, a Talal Comida Síria. Com sua linda história, emocionou a plateia do TEDxSãoPaulo Conexões, em 16/11, na Sala SãoPaulo.

Foto: Mônica Nunes

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE