PUBLICIDADE

A Voz da Criança no próximo ‘Diálogos do Brincar’, em 28/4, com transmissão ao vivo

dialogos-do-brincar-alana-2-800x
Em parceria com o Instituto Alana, a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks coautores do projeto Território do Brincar e do documentário homônimo lançado no ano passado com grande sucesso – criaram a inciativa Diálogos do Brincar, para promover conversas entre educadores, pais, estudantes, gestores, artistas, profissionais de saúde e pessoas interessadas na valorização do ‘brincar’, da infância e da educação.

Trata-se de uma série de dez videoconferências, realizadas na sede do instituto e transmitidas ao vivo pelo site do projeto, uma vez por mês, até novembro. Já foram realizados dois encontros: o primeiro com os idealizadores do projeto, Renata e David, e o segundo com o artista plástico e pesquisador Gandhy Piorsky.

E o terceiro está chegando: será no dia 28/4, das 19h às 19h50com o tema A Voz da Criança e a participação da educadora e antropóloga Adriana Friedmann. Autora de livros relacionados ao universo da criança e do brincar, ela é coordenadora do Mapa da Infância Brasileira (MIB), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid) e pesquisadora da evolução do brincar na cidade de São Paulo, desde o início do século XX. A apresentação e coordenação do bate-papo será de Ana Claudia Leite, diretora de Educação do Instituto Alana. 

Como nos encontros anteriores, o público que acompanhar a conversa online poderá participar enviando suas perguntas pelo site do instituto, na mesma página da transmissão ao vivo.

E agende-se porque as duas próximas videoconferências já estão marcadas. Serão em:
– 24/05 – O tempo da criança, com a educadora Luiza Lameirão e
– 23/06 – Mistura de idades, com a educadora Sandra Eckschmidt.

O que já foi dito nos Diálogos do Brincar

Se você perdeu as duas primeiras videoconferências ou quer revê-las, compartilhar com amigos e colegas, aqui estão as gravações editadas:

UM OLHAR PARA O BRINCAR – 18/2
Renata e David contaram como o projeto compreende o brincar, trazendo imagens da pesquisa de campo que realizou ao longo de dois anos, em diversas regiões do país.

CRIANÇA E NATUREZA
Gandhy Piorski, artista plástico e pesquisador das práticas da crianças, falou sobre a importância do contato da criança com a natureza. Ele pesquisa o mundo dos brinquedos e das brincadeiras há mais de 15 anos. É pesquisador do projeto Território do Brincar, consultor de organizações como UNICEF e Instituto Alana e curador de exposições como o 1º Salão de Artes da Criança (CE), Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira (SP) e Engenhocas do Brincar (Lisboa), entre outras. Realizou pesquisas no Museu do Brinquedo de Sintra, Portugal, para o Ministério da Cultura da cidade. Abaixo, a gravação (editada) da conversa deliciosa de Ana Claudia Leite com ele.

Documentários, livros e videoconferências

dialogos-do-brincar-alana-logotipo-A ideia da série de videoconferências surgiu quando pais, educadores e estudantes revelaram suas inquietações depois de assistirem ao filme, mas também de terem contato com o documentário Diálogos com Escolas e todo o material de pesquisa desenvolvido para o projeto como livros.

Esse documentário apresenta um ‘brincar livre’, que nasce de dentro para fora, intimamente ligado à natureza e que acontece no tempo da criança. A realidade da maioria das escolas – principalmente dos grandes centros urbanos – é bem diferente e não acolhe as reais necessidades da infância.

Para tentar atender tais demandas e debater temas relacionados – como a importância do brincar sem restrições, o tempo da criança, a relação da criança com a natureza, a mistura de idades, as brincadeiras com a família – , Renata, David e o Instituto Alana reunirão especialistas uma vez por mês, até novembro, para aprofundar o debate. Sua intenção é também provocar os espectadores para que participem desses encontros, enviando perguntas – em tempo real – para os convidados.

No primeiro encontro Renata e David apresentaram o projeto, suas experiências durante o tempo em que estiveram na estrada e seu olhar para esta atividade tão essencial no desenvolvimento de toda criança. “Após mais de 15 anos registrando as sutilezas e a espontaneidade do brincar, acreditamos que esta linguagem expressa a verdadeira beleza e potência da infância”, disse Renata. Você perdeu ou quer assistir de novo? A gravação está disponível online, no canal do Instituto Alana no You Tube.

Como já contei, as datas das duas próximas videoconferências já estão marcadas, mas você também pode acompanhar as notícias sobre o projeto e esta iniciativa pelos canais de comunicação do Território do Brincarsite e redes sociais: Facebook e Instagram – e também, aqui, no Conexão Planeta.

Foto: Reprodução do filme Território do Brincar

_______________

Este texto foi originalmente publicado em 11/2/2016, no lançamento da série de videoconferências do Território do Brincar, e será atualizado mensalmente, até novembro, a cada novo encontro dos Diálogos do Brincar.

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE