Sustentabilidade na educação: encontro reúne múltiplos olhares na Virada Sustentável

educacao-ambiental-e-sustentabilidade-na-virada-ed-grandisoli-
Para expandir o olhar e as possibilidades de ações interdisciplinares relacionadas à educação ambiental e à sustentabilidade, a Reconectta – empresa social que trabalha com cultura e valores da sustentabilidade em instituições e com o público – reunirá uma turma de especialistas muito bacana em uma roda de conversa na UMAPAZ, São Paulo, em 25/8, que integra a programação da Virada Sustentável.

A começar pelo mediador, Edson Grandisolieducador há mais de 20 anos, doutorando em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Procam-USP, professor de sustentabilidade no Colégio Bandeirantes e diretor educacional da Reconectta e da Escola da Amazônia -, todos são referência nos temas do encontro:

Ana Célia Campos, pedagoga, é diretora pedagógica de duas escolas (Builders e Garatuja) e trabalha há 18 anos com educação para sustentabilidade;
André Biazoti, gestor ambiental, integrante da Articulação Paulista de Agroecologia, do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA SP) e voluntário em hortas comunitárias;
Anna Haddad, cofundadora da Comum, comunidade de empoderamento feminino, e do Cinese, plataforma de aprendizagem livre;
Êda Luiz, pedagoga apaixonada pelo poder de transformação da educação, é reconhecida pelo trabalho na CIEJA – Campo Limpo que integra o programa Escolas Transformadoras da Ashoka;
Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi, sociólogo e professor titular do programa de pós graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo; e
Dominic Barter, especialista em tecnologias sociais de diálogo e parceria (com foco nas áreas de educação, justiça, cultura e mudança social) e comunicação não-violenta.

A busca pela sustentabilidade é um dos grandes dilemas da humanidade e, por isso, uma das reflexões mais interessantes e instigantes no campo da educação. Pela experiência e generosidade dos participantes, não dá pra perder esta oportunidade.

Grandisoli explica como surgiu a ideia do encontro: “Durante minha experiência como educador, principalmente nos últimos sete anos, tenho percebido a forte ligação (quase inevitável, considerando a história do ambientalismo) entre a ideia de sustentabilidade e as questões ambientais. Ela é importante e desejável, mas sozinha impede que enxerguemos um quadro maior, mais complexo. Dessa forma e dentro das atividades da Reconecttavoltadas especialmente para estudantes e a formação de professores -, procuramos valorizar a visão complexa e interdisciplinar, permitindo que nossos desafios socioambientais comuns sejam compreendidos por diferentes ópticas. Incluímos aspectos históricos, culturais, ambientais, territoriais, políticos e econômicos, entre outros, nessa reflexão, permitindo a compreensão de um quadro amplo que valoriza o respeito às diferenças, o diálogo e a busca por soluções baseadas em consenso. E mais: acreditamos fortemente que todas essas características e processos devem estar presentes na sala de aula, na escola e em todas as instituições e pessoas que trabalham com educação”.

Foi com base nessas premissas que a roda de conversa Inspirando Múltiplos Olhares da Sustentabilidade na Educação foi idealizada. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site da Reconectta. As inscrições devem ser realizadas também nesse endereço eletrônico ou no site da UMAPAZ.

O encontro que é gratuito, integra a programação da Virada Sustentável e será realizado em 25/8, das 19h30 às 21h30, na UMAPAZ – Avenida Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera, São Paulo/SP.

Foto: Edson Grandisoli

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta