PUBLICIDADE

Supermercado holandês é o primeiro no mundo a ter corredor “livre de plástico”

Supermercado holandês é o primeiro no mundo a ter corredor "livre de plástico"

O cerco ao plástico está se fechando. Muito útil, infelizmente seu uso excessivo está sufocando nossos oceanos. E finalmente, a humanidade se deu conta que é preciso reduzir e limitar sua utilização.

O supermercado holandês Ekoplaza deu um importante passo para mostrar que isso é possível. Inaugurou ontem (28/02), em uma loja de Amsterdam, o primeiro corredor livre de plástico. São 680 produtos sem embalagens plásticas: leite em garrafa de vidro, frutas, verduras e hortaliças vendidas soltas e os demais itens vêm embrulhados em um material biodegradável feito a partir de plantas. Todos recebem um selo de “plastic free”.

A cadeia Ekoplaza comercializa somente produtos orgânicos. Com 75 lojas, pretende levar a novidade para outras cidades do país até o final de 2018. “Corredores livres de plástico são uma maneira inovadora de testar biomateriais biodegradáveis, que oferecem uma alternativa mais sustentável às embalagens plásticas”, destacou Erik Does, CEO da rede, ao jornal The Times.

Segundo a marca, as embalagens biodegradáveis são mais caras que as plásticas, mas a empresa decidiu assumir este custo.

A iniciativa da criação do “corredor livre de plástico” foi uma parceria com a organização A plastic planet. “Por décadas consumidores compraram a mentira de que não podiam viver sem plástico. Finalmente podemos ver um futuro em que as pessoas têm uma escolha sobre querer ou não comprar embalagens com plástico. Até agora, não tínhamos esta escolha”, afirma Sian Sutherland, cofundadora do movimento.

Embalagens consomem 40% de todo o plástico fabricado no mundo. Metade deste volume é utilizado para empacotar bebidas e alimentos.

Em janeiro, o governo do Reino Unido anunciou um plano para reduzir o uso de plástico. A meta é banir completamente a utilização desnecessária deste material nos próximos 25 anos. Entre as medidas divulgadas pela primeira ministra Theresa May também está a criação de corredores “livres de plástico” nos supermercados.

Mas parece que os holandeses sairam na frente. Ponto para eles!

Leia também:
Chile é primeiro país da América Latina a proibir uso de sacolas plásticas
Quer sacola plástica? Então pague por ela!
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Estados Unidos proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Foto: divulgação 

Comentários
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Inácio Antônio Soares Neto Soares

O mundo depende de cada um contribuinte para viver livre das catástrofes, da poluição, e da degradação e o consumismo sen limite de cada cidadão.

Sandra
Sandra
5 anos atrás

Mesmo pagando um preço mais alto pelas embalagens biodegradáveis, é preferível se comparado ao risco de não acordarmos vivos amanhã.

trackback

[…] Em toda Europa há um movimento, muito bem-vindo, no setor varejista, para reduzir o uso do plástico. Em 2018, escrevi sobre a rede de supermercados holandês que foi a primeira no mundo a ter um corredor “livre de plásti…. […]

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE