Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo

News-Véhicule-autonome-3489-x-2326

Já ouviu a expressão “como um relógio suíço” referindo-se a algo que funciona precisamente? É possível que ela mude, até a metade do ano que vem, para “como um ônibus suíço” depois do lançamento do primeiro sistema autônomo de transporte público do país.

A pequena cidade de Sion (foto abaixo), com cerca de 30 mil habitantes, foi o cenário escolhido pela start-up BestMile para testar, por dois anos, uma frota de mini ônibus elétricos (foto acima) que funcionam sem motoristas – a exemplo dos carros do Google – e terá suas rotas e horários controlados por uma rede inteligente de acordo com a demanda.

Os veículos – bem bonitinhos, diga-se de passagem – terão capacidade para nove passageiros e foram fabricados pela francesa Navya. O objetivo é que eles façam a cobertura de pequenas distâncias entre estações de trem ou ônibus convencionais e a porta de casa dos passageiros.

1200px-Altstadt_von_Sion_-_Old_town_of_Sion

Segundo a BestMile, o planejamento das rotas será feito em tempo real por uma central que funciona como uma espécie de torre de controle de aeroporto, a partir de algoritmos que serão desenvolvidos em conjunto com o laboratório de sistemas urbanos de transporte da École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

Como a cidade fica entre os alpes de Valais, o serviço vem a calhar para quem mora afastado do centro e pode se consolidar como uma opção mais sustentável ao transporte motorizado individual e outros modelos on demand, caso do Uber.

Se o projeto der certo por lá, a ideia da empresa é investir em expansão global.

Fotos: Divulgação (ônibus) e Wikicommons/Martin Doelberg (cidade)

Deixe uma resposta

Julio Lamas

É repórter e escreve sobre sustentabilidade desde 2012.