Suíça proíbe o cozimento da lagosta viva

Suíça proíbe o cozimento da lagosta viva

A partir de março deste ano, entra em vigor uma nova lei na Suíça que tem como objetivo acabar com a crueldade no tratamento de alguns animais, entre eles, a lagosta.

A nova legislação proíbe que os crustáceos sejam cozidos ainda vivos. A lei determina que eles sejam mortos, de maneira rápida, antes de serem colocados na água fervente.

Além disso, as lagostas deverão ser transportadas em água do mar, seu habitat natural, e não mais em gelo ou água gelada.

Segundo os responsáveis pela iniciativa, animais como as lagostas têm consciência e por esta razão, não devem sofrer e ser tratados de maneira cruel. Um estudo recente revelou que estes crustáceos apresentam um sistema nervoso complexo, que os possibilitaria ter sensações, como por exemplo, a dor.

Na Nova Zelândia e no norte da Itália já existe a mesma proibição em relação ao acondicionamento e preparo da lagosta.

Bem-estar animal

Os novos cuidados estabelecidos com a lagosta pelo governo suíço fazem parte de uma mudança na legislação que aborda a proteção dos animais no país. Será proibida também a criação ilegal de filhotes de cachorros e a comercialização de dispositivos que inibem cães de latir.

Outra sanção é sobre a exposição de pequenos animais em feiras. Haverá um tamanho mínimo para as jaulas em que os mesmos fiquem expostos para evitar o estresse.

Esta não é a primeira vez que os suíços decidem legislar sobre a melhor maneira de cuidar dos animais. Em 2008, o governo aprovou um projeto que obrigou todo novo proprietário a passar por um curso para aprender como tratar animais domésticos e também, de fazendas. Porquinhos-da-índia e alguns pássaros só podem ser comprados em pares, já que as espécies sofrem ao viver sozinhas.

O Departamento Veterinário e de Segurança Alimentar da Suíça faz um trabalho ainda bastante sério para acabar com a crueldade animal em pesquisas. Recentemente, foi implementado um novo programa para reduzir ao máximo a utilização dos mesmos em testes de laboratório. No ano passado, houve a redução de 7% no uso de cobaias. O programa é chamado de 3Rs – Replacement, Reduction e Refinement (Substituição, Redução e Melhora).

Leia também:
Brasileira recebe prêmio internacional por pesquisa com alternativa a testes com animais

Agrotóxicos ameaçam colônias de aves na Antártica
Abelhas selvagens estão desaparecendo por causa do uso de pesticidas
Especialistas denunciam “mito” sobre pesticidas serem essenciais para alimentar humanidade

 

Foto: Daniel Norris/unsplash

2 comentários em “Suíça proíbe o cozimento da lagosta viva

  • 23 de abril de 2018 em 1:28 PM
    Permalink

    Muito triste reconhecer que precisamos de leis que nos punam se infringirmos regras estabelecidas que já deveriam fazer parte de nossa consciência mas ainda não fazem, por isso é necessário que nos digam que cozinhar um animal vivo, causa dor nele como causaria em nosso filho porque, por conta de degustar alimentos esdrúxulos, alguns países da Ásia cozinham cães e gatos ainda vivos, não é crime, estão acostumados e a lei deles permite. Nos estarrece o fato mas não paramos para pensar que, no Brasil, 1 boi, 1 porco e 185 frangos são mortos A CADA SEGUNDO para virarem a comida que você come, sem nenhuma pena deles, ao contrário, saboreando cada pedaço sem remorso algum.

    Resposta
    • 27 de janeiro de 2022 em 2:37 PM
      Permalink

      Nós humanos devíamos ter consciência e não comer animais. Nem era preciso leis. Mas a raça humana é a unica raça que mata animais com requintes de malvadez. Só mesmo quando for extinta é que o planeta e os animais ficarão em paz.

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.