Suécia inaugura estrada que recarrega veículos elétricos. A primeira, de muitas!

Suécia inaugura estrada que recarrega veículos elétricos. A primeira, de muitas!

Vanguardistas e focados na sustentabilidade, os suecos surpreendem o mundo com mais uma inovação. Acabam de inaugurar a primeira estrada do mundo que recarrega as baterias de carros, ônibus e caminhões elétricos enquanto eles se movimentam.

O trecho inicial, de cerca de 2 km, foi aberto próximo à capital, Estocolmo, ligando o aeroporto de Arlanda a um centro de logística. Mas o governo afirma que já existe um plano de expansão da rodovia elétrica para todo o país.

A tecnologia desenvolvida permite que um braço elétrico debaixo do veículo seja ativado quando os trilhos são detectados. Depois da bateria recarregada, o braço é removido.

Segundo os idealizadores do projeto, os trilhos podem ser instalados facilmente, em qualquer lugar.

Chamada de eRoadArlanda, a estrada elétrica faz parte de um plano nacional da Suécia para criar uma infraestrutura de transporte no país, até 2030, que não utilize combustíveis fósseis, ou seja, não-poluente e sustentável. A expectativa é que na próxima década, o fluxo de transporte aumente quase 60%. O tráfego de veículos representa 33% das emissões de dióxido de carbono suecas. O CO2 é apontado como o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Suécia planeja ter somente veículos elétricos nas estradas até 2030

O primeiro trecho da eRoadArlanda, recém-inaugurado, servirá como teste para aprimoramento, geração de conhecimento e tomada de decisão para as próximas etapas.

Em julho de 2016, já havíamos mostrado aqui, no Conexão Planeta, a inauguração de outra estrada elétrica naquele país. Localizada perto da cidade de Gävle, a cerca de 2 horas de Estocolmo, a tecnologia, diferente da atual, utiliza um sistema de tração elétrica, que assim como em bondes e trens de superfície, trabalha com um dispositivo aéreo de alimentação de energia, que utiliza cabos ligados à rede elétrica.


Leia também:

Elétrico, autônomo, conectado e compartilhado
Holanda pode aprovar lei que só permitirá compra de carros novos elétricos
Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo
Carros elétricos serão recarregados nas ruas de Munique

Fotos: divulgação eRoadArlanda

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.