Solar Impulse faz voo emocionante sobre a Estátua da Liberdade

Solar Impulse sobrevoando a Estátua da Liberdade

Sobre as luzes de uma das cidades mais vibrantes do mundo, Nova York, o Solar Impulseavião movido somente com a energia do sol – pairou e planou suavemente, carregando uma linda mensagem sobre um futuro mais limpo e sustentável para o planeta.

“No século 21, liberdade é voar sem combustível fóssil e poluição”, disse Bertrand Piccard, um dos pilotos e idealizadores do projeto Solar Impulse, durante coletiva de imprensa no aeroporto JFK, em Nova York. “Nós podemos ter tecnologia limpa que cria empregos e acelera o desenvolvimento sustentável – é um novo mercado para o mundo”.

A aventura do imenso avião suíço, que tem espetaculares asas com uma envergadura de 72 metros, completamente cobertas por painéis solares -, começou em março de 2015, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo de Piccard e seu companheiro, Andre Borschberg, é dar a volta no planeta sem usar uma gota de combustível fóssil.

O Solar Impulse passou pela Índia, Miamar, China e Japão, de decolou para um voo histórico, em julho de 2015, quando ficou no ar, durante 4 dias, 21 horas e 51 minutos, para atravessar o Oceano Pacífico até chegar ao Havaí.

Foram necessários, todavia, reparos e durante nove meses o avião ficou sob manutenção em um hangar no arquipélago americano. Em abril último, como mostramos neste outro post, ele retomou viagem e Piccard voou  aproximadamente 62 horas– quase três dias – sobre o Oceano Pacífico até Mount View, na Califórnia.

No último sábado, o Solar Impulse chegou a Nova York. Esta é a 14ª etapa da aventura. Já foram percorridos quase 30 mil quilômetros. “Durante todo o dia, quando sobrevoei o rio Hudson, me senti como uma menino de 3 anos, olhando para a árvore de Natal. Foi lindo!”, contou Borschberg.

O próximo desafio será a travessia do Oceano Atlântico, quando o avião solar decolará da costa dos Estados Unidos em direção à Europa.

Assista abaixo o vídeo do voo simbólico do Solar Impulse sobre a Estátua da Liberdade:


Foto: divulgação Solar Impulse

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.