SlowKids: um convite para brincar um dia inteiro na natureza

slowkids-estimula-brincadeiras-na-natureza
Que tal um dia inteiro sem smartphones, tablets, TV e shopping? E mais: ao ar livre, com brincadeiras criativas na natureza e na companhia dos pais e de outras crianças? Esta é a proposta do SlowKids, evento que será realizado no dia 14 de novembro, próximo sábado, das 10h às 18h, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

Eleito o Melhor Passeio Infantil de 2014 (Guia da Folha de São Paulo), o encontro foi criado por Tatiana Weberman (Respire Cultura) e Juliana Borges (diretora de produção da Maria Farinha Filmes), com o apoio do Instituto Alana, para tratar de questões relacionadas à criança com base na desaceleração. Assim, nesta quinta edição, elas convidam crianças e pais a se afastarem do universo tecnológico e participarem de atividades em contato com a natureza, com muitas atividades artísticas embasadas por conceitos da sustentabilidade ambiental.

A programação gratuita inclui shows, oficinas de artes, teatro e dança, rodas de leitura, contações de histórias, meditação e outras brincadeiras. Bebês de 0 a 3 anos também são muito bem vindos no espaço sensorial Educacuca. O projeto Ser Criança é Natural (criado pelo Instituto Romã, que tem blog aqui no Conexão Planeta) também estará presente no SlowKids, promovendo passeios pela natureza.

O parque tem lanchonete e o Slow Kids ainda contará com a presença de food bikes, mas as autoras desse projeto lindo fazem uma proposta irresistível para todos os participantes: que levem comidas e bebidas saudáveis e reúnam as famílias presentes para promover piqueniques no parque. Ótima ideia, não?

Programação

Como a programação é extensa, vale se informar para escolher as atividades que mais têm a ver com as crianças. Abaixo, um resumo.

O Grupo Trii fará diversas apresentações pelo parque durante todo o dia, das 11h às 17h. Já o projeto Histórias de Brincar promoverá contações de histórias entre 12h e 15h.

Das 10h às 18h, as atividades abaixo acontecem de forma simultânea. Para participar, informe-se no parque:

– Brincadeiras de rua tradicionais com os projetos Recreart e Casa do Brincar;
– Playground com o Erê Lab;
– Passeios pela natureza com o projeto Ser Criança é Natural;
– Jogos de tabuleiro interativos com o grupo Kombi dos Jogos;
– Atividades de reciclagem com Infinito Circular;
– Rodas de leitura;
– Meditação;
– Oficinas para conhecer alimentos com Vila para Pequenos;
– Performances de leitura com Bibliocirco, Cuchi e Mini Mimo;
– Troca de Brinquedos e
– Oficina de silk em camisetas.

SLOWKIDS – Piquenique, Arte, Música e Sustentabilidade
QUANDO: 14/11, sábado, das 10h às 18h
ONDE: Parque Villa Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP, fone (11) 2683-6302
INFORMAÇÕES: página do SlowKids no Facebook.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.