“Seja uma dama!”: em vídeo, a atriz Cynthia Nixon relata as pressões que as mulheres sofrem todos os dias para serem perfeitas. E aceitas

O texto Be a Lady (Seja uma dama) foi escrito por Camille Rainville, em 2017, jovem universitária de Vermont, quando ela tinha 20 anos, e publicado em seu blog Writings for a Furious Woman. Agora, ganhou interpretação visceral da atriz americana Cynthia Nixon, em vídeo produzido para a revista Girls Girls Girls, para iniciar as manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março. E viralizou nas redes sociais por sua potência.

O vídeo revela, em tom frenético e estressante, as pressões pelas quais passam as mulheres diariamente para que sejam perfeitas. E aceitas por sua beleza estonteante e sexy ou, minutos depois, por seu silêncio e discrição. Por ser forte aparentemente, mas, na verdade, um objeto.

A escolha de Nixon foi perfeita. Ela ficou famosa por interpretar uma das quatro amigas da série americana Sexy and the City. E causou muita polêmica quando se declarou homossexual. É, portanto, uma voz aguerrida que fortalece a mensagem: uma crítica às imposições estéticas e comportamentais que homens e mulheres (!!!) exercem sobre a presença feminina no mundo, para que todas se adequem a regras moralistas, que só têm crescido com a onda de opressão que vem varrendo o mundo nos últimos anos. Brasil incluído.

Reproduzo o vídeo em inglês, no final deste post, mas a tradução segue abaixo também.

Seja uma dama!”, eles disseram!

Sua saia é muito curta. Sua camisa muito decotada. Suas calças estão muito apertadas. Não mostre tanta pele. Não mostre suas coxas. Não mostre seus seios. Não mostre sua barriga. Não mostre seu decote. Não mostre sua roupa de baixo. Não mostre seus ombros. Se cubra. Deixe algo para a imaginação. Vista-se modestamente. Não seja uma sedutora. Os homens não conseguem se controlar. Homens têm necessidades. Você parece desajeitada. Se solta! Mostra um pouco de pele. Pareça sexy. Pareça gata. Não seja tão provocativa. Você está pedindo. Use preto. Use salto. Você está muito chique. Você está muito brega. Não use calças de moletom; parece que você é descuidada.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Não seja muito gorda. Não seja magra demais. Não seja muito grande. Não seja pequena demais. Coma. Emagreça. Pare de comer tanto. Não coma muito rápido. Peça uma salada. Não coma carboidratos. Pule a sobremesa. Você precisa perder peso. Entre nesse vestido. Faça uma dieta. Cuide do que você come. Coma aipo. Masque chiclete. Beba muita água. Você tem que entrar nesses jeans. Meu deus, você parece um esqueleto. Por que você não come? Você parece magra. Você parece doente. Coma um hambúrguer. Homens gostam de mulheres com um pouco de carne nos ossos. Seja pequena. Seja leve. Seja pequena. Seja pequena. Seja feminina. Seja tamanho zero. Seja um zero duplo. Não seja nada. Seja menos que nada.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Remova os pelos do corpo. Raspe as pernas. Raspe as axilas. Raspe a virilha. Depile o rosto. Depile os braços. Faça as sobrancelhas. Livre-se do seu bigode. Clareie isso. Clareie aquilo. Ilumine sua pele. Bronzeie sua pele. Erradique suas cicatrizes. Cubra suas estrias. Contraia seu abdômen. Aumente seus lábios. Ponha Botox nas suas rugas. Levante seu rosto. Esconda sua barriga. Afine suas coxas. Tonifique suas panturrilhas. Levante seus peitos. Pareça natural. Seja você mesma. Seja genuína. Seja confiante. Você está se esforçando demais. Você parece exagerada. Homens não gostam de garotas que se esforçam demais.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Use maquiagem. Prepare seu rosto. Esconda suas manchas. Contorne o nariz. Destaque as maçãs do rosto. Passe delineador. Preencha suas sobrancelhas. Alongue seus cílios. Pinte seus lábios. Pó, blush, bronze, iluminador. Seu cabelo é muito curto. Seu cabelo é muito comprido. Você tem pontas duplas. Faça luzes. Suas raízes estão aparecendo. Pinte seu cabelo. Não azul, não parece natural. Você está ficando grisalha. Você parece tão velha. Pareça jovem. Pareça jovial. Pareça não ter idade. Não envelheça. As mulheres não envelhecem. Velho é feio. Os homens não gostam de feio.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Se preserve. Seja pura. Seja virginal. Não fale sobre sexo. Não flerte. Não seja piranha. Não seja puta. Não durma com quem quiser. Não perca sua dignidade. Não faça sexo com muitos homens. Não se entregue. Homens não gostam de putas. Não seja puritana. Não seja tão certinha. Divirta-se um pouco. Sorria mais. Dê prazer aos homens. Seja experiente. Seja sexual. Seja inocente. Seja periguete. Seja virginal. Seja sexy. Seja descolada. Não seja como as outras garotas.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Não fale muito alto. Não fale muito. Não ocupe espaço. Não se sente desse jeito. Não fique de pé assim. Não seja intimidadora. Por que você está tão infeliz? Não seja uma vadia. Não seja tão mandona. Não seja assertiva. Não exagere. Não seja tão emocional. Não chore. Não grite. Não fale palavrão. Seja passiva. Seja obediente. Suporte a dor. Seja agradável. Não reclame. Seja fácil com ele. Impulsione o ego dele. Faça ele se apaixonar por você. Os homens querem o que não podem ter. Não se entregue. Faça-o trabalhar para isso. Os homens amam seduzir. Dobre as roupas dele. Cozinhe o jantar dele. Mantenha-o feliz. Esse é o trabalho de uma mulher. Você fará uma boa esposa algum dia. Pegue o sobrenome dele. Você hifenizou seu nome? Feminista louca. Dê a ele filhos. Você não quer filhos? Você vai, um dia. Você vai mudar de ideia.

Seja uma dama!”, eles disseram.

Não seja estuprada. Proteja-se. Não beba demais. Não ande sozinha. Não saia muito tarde. Não se vista assim. Não mostre muito. Não fique bêbada. Não largue sua bebida. Tenha um amigo por perto. Ande por onde seja bem iluminado. Fique nos bairros seguros. Diga a alguém para onde você está indo. Tenha spray de pimenta. Compre um apito de estupro. Segure suas chaves como uma arma. Faça um curso de autodefesa. Verifique seu porta-malas. Tranque suas portas. Não saia sozinha. Não faça contato visual. Não pestaneje. Não pareça ser fácil. Não chame a atenção. Não trabalhe até tarde. Não faça piadas. Não sorria para estranhos. Não saia à noite. Não confie em ninguém. Não diga que sim. Não diga não.

Apenas “seja uma dama!”, eles disseram.

Foto: Reprodução do vídeo

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta