PUBLICIDADE

São Paulo sedia maior evento de observação de aves da América Latina neste final de semana

aves

O Instituto Butantan recebe pelo terceiro ano consecutivo, no próximo final de semana, entre 19 e 21 de maio, o Avistar Brasil. O evento gratuito tem na programação palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças, concurso literário, entre outras atividades.

Nos três dias do Avistar Brasil, mais de 100 palestras serão realizadas em quatro auditórios, com o objetivo de promover um espaço criativo, que conecta natureza, ciência e sociedade. A programação aborda temas atuais do cotidiano, com os painéis temáticos “o uso público nos parques”, “saúde e natureza” e “cuidados em campo”.

Aves do Acre”, “Floresta nas nuvens: a Serra do Apiaú, Roraima”, “Indo além dos checklists: comportamento social e de forrageio de aves”, “Jardim naturalista”, “Papel socioambiental da arara-vermelha”, “Os papa-capins e a ciência cidadã” e “Observação de aves na reserva Legado das Águas” são temas de algumas das palestras programadas.

A oficina de ilustração naturalista será oferecida com o intuito de fazer com que os participantes aprendam de forma clara e didática a base da construção de aves. Outra oficina será de pós-produção para fotografia de aves com o uso do programa Adobe Lightroom.

A caminhada de observação de aves, conhecida como #vempassarinhar, ocorrerá de hora em hora no sábado e no domingo. Quatro exposições e lançamentos de livros também fazem parte do Avistar, distribuído em espaços ao ar livre por todo o parque do Butantan. Durante o evento uma praça com food trucks estará à disposição dos visitantes.

As atividades envolvem também uma programação especial para as crianças nos dias 20 e 21, o Avistar Kids, com jogos, rodas de lendas e histórias, oficinas de pintura, oficina sobre ninhos – onde as crianças aprenderão sobre as formas dos ninhos das aves e construirão ninhos de argila –, entre outras atividades recreativas que buscam reconectar o público com a natureza.

Na programação destaca-se o “Ciência Aberta”, iniciativa em que pesquisadores do Butantan falam para o público sobre sua pesquisa. Os visitantes poderão acompanhar uma extração de veneno, entendendo como se faz o soro antiofídico. Saberão mais sobre aranhas e borboletas e aprenderão por que algumas espécies de serpentes sofrem risco de extinção. Além disso, vão descobrir como os cientistas estudam a migração das aves.

No sábado, o Buzum!, a companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil, estaciona no Instituto Butantan com o espetáculo “Mamulengo”, que explora o universo da cultura popular brasileira.

AVISTAR BRASIL 2017
Data: 
sexta, sábado e domingo, 19 a 21 de maio
Local: 
Instituto Butantan
Endereço: 
Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantan – São Paulo
Entrada gratuita
Mais informações no site do evento 

*Texto publicado originalmente em 16/05/2017 no site da Agência Fapesp de Notícias

Foto: Moisés Silva Lima/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE