PUBLICIDADE

São Paulo se mobiliza para ajudar capivara com pneu de bicicleta preso ao corpo

São Paulo se mobiliza para ajudar capivara com pneu de bicicleta preso ao corpo

A imagem é muito triste. Resultado do completo descaso desta e das administrações passadas de São Paulo com os seus rios. Uma capivara, que vive às margens do Rio Pinheiros, está com uma câmera de ar de um pneu de bicicleta enroscada em seu corpo, já bastante ferido pelo objeto.

O animal foi visto e fotografado há várias semanas pela ciclista Roberta Godinho, que desde então, está fazendo uma campanha enorme nas redes sociais para que os órgãos competentes ajudem a capivara. “Mandamos e-mail para os órgãos públicos, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Empresa Metropolitana de Águas e Energia, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura, Polícia Ambiental…”, conta.

Já foram feitas quatro tentativas para resgatar o animal, mas até agora, nenhuma delas foi bem sucedida. Ontem (05/10), veterinários da Divisão de Fauna Silvestre montaram uma gaiola para tentar atrair a capivara com alimento. Assim que ela cair na armadilha, será anestesiada para que que eles possam remover o pneu.

O pneu já provocou uma ferida no animal

Não se sabe exatamente há quanto tempo a capivara está nesta situação. Além de Roberta, outros ciclistas fotografaram o animal, que costuma ficar próximo à ciclovia, entre as estações Vila Olímpia e Jaguaré, na zona oeste da capital.

Segundo os ciclistas, há outros animais machucados com o lixo do rio.

É simplesmente lamentável! Uma vergonha completa.

Atualmente existe uma campanha idealizada por um grupo de publicitários inconformado com a situação do Rio Pinheiros. Eles acreditam no poder da população de transformar a cidade e trazer a vida de volta ao rio.

A iniciativa #VoltaPinheiros não deixa de questionar a inércia dos paulistanos e o frágil engajamento coletivo em relação ao maltratado rio, que na realidade, hoje parece mais um esgoto a céu aberto do que um curso d’água. Diariamente, milhões de pessoas passam ao longo de seus 25 quilômetros, mas só lembram que ele está ali por causa do mau cheiro.

#VoltaPinheiros conclama cidadãos, representantes do governo e de empresas, muitas localizadas às margens do Pinheiros, a se reunir e delinear um projeto coletivo para a limpeza do rio.

Faça parte você desta campanha! Olhe as fotos acima e lembre sempre desta pobre capivara! Assine agora o abaixo-assinado #VoltaPinheiros, que será entregue no próximo dia 24 de novembro ao Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, Sabesp e CETESB.

Fotos: Roberta Godinho/reprodução Facebook

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE