Rosa Gonçalves: empregada aos 6 anos, vitoriosa aos 60

rosa gonçalves

Aos seis anos de idade, ela já sabia cozinhar e foi trabalhar na casa da madrinha. A infância de Rosa Gonçalves, nos anos 1960, foi assim: com muito esforço e responsabilidade. Trabalhou em casa de família, trabalhou na roça colhendo morangos, nunca parou de trabalhar.

Mas a menina tinha sonhos. Queria falar inglês e fez curso por correspondência. Um dia, ainda na adolescência, foi convidada para trabalhar na casa de uma família que iria se mudar para Londres. Acreditou que o sonho estava virando realidade. Com16 anos, lá estava Rosa na Inglaterra, praticamente sem entender a nova língua,  com pouco entendimento do mundo. O rádio foi o maior professor.

Um tempo depois, a família voltou para o Brasil. Rosa ficou na Europa. Estudou, fez cursos, foi mãe. Envolveu-se nas discussões da escola da filha; envolveu-se nas discussões da comunidade onde morava. Virou líder comunitária.

Hoje, não esconde um certo orgulho quando recorda a própria trajetória. Ela sabia que o mundo lhe daria muito mais do que teve na infância. E deu. Graças ao trabalho que faz recebeu prêmios, apareceu em programas de TV e deu entrevistas para veículos de respeito da Inglaterra, como o jornal The Guardian e a rede BBC.

Em Londres, Rosa Gonçalves contou a sua história fantástica:


Foto: reprodução Facebook/Heber Barros/Adriana Chiari Magazine

Apaixonada pelo jornalismo, é formada pela Universidade Federal de Ponta Grossa. Trabalhou como repórter em diversas emissoras de TV no Paraná. Durante cinco anos, foi produtora da GW Comunicação, em Curitiba, onde fez vídeos comerciais e institucionais. Em 2001, mudou para a Itália, de onde foi colaboradora para publicações brasileiras. Desde 2004 mora em Londres. Seu mais recente projeto é o canal de YouTube “Inspire”

Katia Fernandes

Apaixonada pelo jornalismo, é formada pela Universidade Federal de Ponta Grossa. Trabalhou como repórter em diversas emissoras de TV no Paraná. Durante cinco anos, foi produtora da GW Comunicação, em Curitiba, onde fez vídeos comerciais e institucionais. Em 2001, mudou para a Itália, de onde foi colaboradora para publicações brasileiras. Desde 2004 mora em Londres. Seu mais recente projeto é o canal de YouTube "Inspire"

Deixe uma resposta