PUBLICIDADE

Passeios autênticos no Rio de Janeiro: Trilha Transcarioca

Mirante_Conexao

Imagine uma trilha que percorra 180 quilômetros dentro de uma única cidade. Imagine também que essa trilha atravesse um parque nacional, e que ela tenha mirantes com vistas espetaculares para uma das cidades mais lindas do país. Já imaginou? Pois assim é a Trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro!

Da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Morro da Urca, na Zona Sul, o caminho que revela atrações pouco conhecidas do Rio faz parte da campanha Passaporte Verde, que tem o objetivo de mostrar o lado menos badalado dos destinos.

A Trilha Transcarioca, totalmente sinalizada, é dividida em 25 trechos. Todos têm acesso fácil – a ideia é que o visitante possa chegar ou sair de transporte púbico ou táxi, e que escolha seu trajeto de acordo com o tempo de caminhada e o nível de esforço desejados.

Há 7 unidades de conservação pelo caminho, entre elas o fantástico Parque Nacional da Tijuca, uma das melhores atrações do Rio de Janeiro – e de todo o país! É na área do parque que fica o trecho Cova da Onça-Portão da Floresta, recheado de atrações históricas.

Nas cerca de 2h30 de caminhada (5,5 quilômetros) você passa, por exemplo, pelo lindo Museu do Açude, de 1964, com mostras de arte contemporânea, e pela Capela Mayrink, de 1850. O ponto alto (literalmente!) é o Mirante da Cascatinha, com vista para a cachoeira de mesmo nome. Ele fica a apenas 1 quilômetro do Portão da Floresta da Tijuca do Parque Nacional, na Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista – lugar perfeito pra sua aventura começar.

Rio de Janeiro Trilha Transcarioca

Passaporte Verde

A campanha Passaporte Verde nasceu em 2008 com o objetivo de oferecer roteiros originais aos viajantes – e para fazer com que a visita desses viajantes causasse impacto positivo nos destinos. O projeto é fruto de uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil e o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Hoje, 12 estados brasileiros já são contemplados pelos roteiros – só na cidade do Rio são 21, resultado do trabalho em conjunto realizado pelo PNUMA e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Veja aqui todos os roteiros do programa Passaporte Verde na cidade do Rio de Janeiro!

Texto publicado originalmente no site da Garupa em 02/08/2016

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE