*Atualizado em 20/07/2018
Assim como Vancouver (Canadá), Seattle e Nova York (Estados Unidos) e Inglaterra, o Rio de Janeiro acaba de proibir o uso de canudinhos plásticos em bares, cafés e restaurantes e quiosques, tornando-se assim, a primeira cidade do Brasil a abraçar este movimento mundial contra o lixo plástico e a poluição de rios e oceanos.
No início do mês passado, foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei do vereador Jairinho (MDB) que bane o canudo na capital carioca. A iniciativa teve o apoio da ONG Meu Rio, uma rede de cidadãos que trabalha por uma cidade mais democrática, inclusiva e sustentável.
O projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Marcelo Crivella no dia 5 de julho. A fiscalização começou no dia 19 do mesmo mês. Os estabelecimentos comerciais que ainda não respeitarem a nova legislação, terão 60 dias para se adaptar. Caso não o façam, pagarão multa de até 6 mil reais.
A ideia é que os canudos plásticos e seus invólucros sejam substituídos por similares feitos de papel reciclável ou biodegradável.
Recentemente, o governo estadual sancionou a lei que proibiu a utilização e distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. O Rio de Janeiro, que tem o turismo entre suas principais fontes de renda, finalmente está se dando conta da importância da preservação de um de seus mais importantes bens naturais: sua costa e a vida marinha que nela vive.
Alternativas ao canudos plásticos
Aparentemente inofensivo, o canudinho descartável virou uma praga ambiental. Só nos Estados Unidos, são usados 500 milhões deles por dia e no Reino Unido, mais 100 milhões. E assim como outros resíduos, eles acabam no mar, engolidos por animais, que morrem sufocados.
Feito geralmente de poliestireno ou polipropileno, o canudo pode ser reciclado, mas como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, frequentemente é jogado no lixo. Sua vida útil é estimada em 4 minutos. Isso mesmo, 4 minutos! E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.
No mundo todo, estão sendo criadas diversas alternativas para substituir os canudos plástico. No Conexão Planeta, mostramos o canudo espanhol Sorbos, que é comestível e biodegradável. Feito com açúcar, gelatina bovina e amido de milho, ele pode (ou não) ser aromatizado com seis sabores diferentes: limão, lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre. Se ingerida, cada unidade tem 24 calorias.
O espanhol Sorbos, comestível e biodegradável
Todavia, para quem procura uma solução de longo prazo, há uma novidade aqui do Brasil mesmo. A marca carioca Mentah vende canudos reutilizáveis. O produto é fabricado com vidro de borosilicato, inerte e termoresistente (o mesmo utilizado em laboratórios). Ele pode ser comprado em um kit, que vem com uma escova de limpeza, e uma sacolinha, pronta para ficar na bolsa ou na mochila, assim pode ser levado para qualquer lugar.
O canudo brasileiro de vidro Mentah
Já a marca britânica Globi World comercializa canudos de metal. De aço-inoxidável, também são acompanhados de um escovinha para a limpeza e um saquinho.
Opção de metal, com kit para levar na bolsa
Alternativas como as do canudo de vidro ou de metal, talvez sejam mais apropriadas para o uso individual. Difícil conceber que seria viável em um restaurante ou bar, a limpeza de centenas de canudinhos como estes. Além disso, o custo unitário do produto brasileiro é de 17 reais.
Mas para quem quer fazer a sua parte e ser mais sustentável, solução é o que não falta. Hora então de aposentar os velhos e poluentes canudinhos de plástico!
Fotos: domínio público/pixabay (abre) e demais divulgação
Banir canudos de plástico mas também os copos descartáveis, o isopor, as fraldas, as embalagens de açúcar, farinha, arroz e feijão e esse montão de sacos, sacolas e objetos de resina plástica ou similar que deixaremos no mundo se decompondo por séculos, mesmo quando nada mais restar do nosso próprio esqueleto.
https://coposdoru.wordpress.com/2010/04/01/por-que-os-copos-descartaveis-causam-tantos-danos-para-o-meio-ambiente/
https://qualidadeonline.wordpress.com/2012/06/04/fraldas-descartaveis-um-problema-ambiental-bastante-serio/
http://portal.aprendiz.uol.com.br/content/isopor-bonitinho-mas-ordinario
Em São Francisco do Sul(SC), cidade de patrimônio natural e histórico invejáveis, também foi sancionada lei similar. Questiono, no entanto, se não ocorrerá um efeito contrário ao esperado, com a substituição dos canudos por copos plaplásti. A este respeito, lanço uma crítica em meu blog. Convido passar por lá. Obrigado. Emerson
https://www.cenajuridica.com.br/2018/11/25/lei-que-proibe-canudo-plastico-em-sao-francisco-do-sul-preve-multa-de-ate-6-mil/